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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS GESTANTES
Relatoria:
SILVANA MARIA PEREIRA
Autores:
  • VIVIANE ROLIM DE HOLANDA
  • ELIANE ROLIM DE HOLANDA
  • MARIA AMÉLIA DE SOUZA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A presente investigação é uma revisão integrativa que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências científicas disponíveis sobre a promoção da saúde das gestantes no pré-natal através da consulta de enfermagem associada à educação em saúde, no período de 2000 a 2009. Para tanto, a seleção dos estudos foi realizada por meio de três bases de dados: PUBMED (National Library of Medicine), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Biblioteca Virtual em Saúde) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), resultando em 25 artigos científicos. A apresentação dos artigos foi distribuída em quadros, considerando os seguintes pontos: periódico, ano, título, autoria, objetivo, resultados e conclusão. O compromisso e as intervenções de enfermagem devem pautar-se na consulta as gestantes durante o acompanhamento pré-natal como prática de ações educativas através de uma postura crítica e reflexiva visando à promoção da saúde. Neste pensamento, construímos a seguinte questão norteadora: a educação em saúde torna as gestantes mais preparadas para o processo de parto e nascimento, do que aquelas que não possuem um acompanhamento educativo durante o pré-natal? Os resultados foram discutidos de forma descritiva e em consonância com os objetivos propostos. Dos artigos analisados, 64% descrevem o pré-natal como um processo educativo e de promoção a saúde da mulher; 8% relatam à importância da reorientação da práxis de enfermagem, na atenção pré-natal, incentivando a formação de grupos de gestante como proposta de humanização, integralidade e cidadania; 4% descrevem o pré-natal como processo de promoção da saúde, e apontam a necessidade de um ambiente adequado para a consulta de enfermagem e suas ações educativas no pré-natal; 24% englobam todos os objetivos analisados. Foi identificado que a consulta de enfermagem não deve ser retratada como uma ação rotineira, sem a participação efetiva das gestantes e familiares. Dentre as conclusões, destaca-se a importância de irmos sempre à busca de caminhos e experiências que visem à consulta de enfermagem como uma ação educativa no pré-natal, em nosso cotidiano. Nesta perspectiva, a equipe de enfermagem deve estar embasada cientificamente para o desempenho da promoção da saúde as gestantes no pré-natal, para melhor oferecer uma assistência integral e de qualidade.