Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSCIENTIZANDO ADOLESCENTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Relatoria:
MARIA ISABELA AGUIAR MINDÊLLO
Autores:
- Izaildo Tavares Luna
- Liana Maria Rocha Carneiro
- Ana Carolina Maria Araújo Chagas
- Vanessa da Frota Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o início cada vez mais precoce da atividade sexual entre os adolescentes e com a precariedade de orientação em relação à prática de sexo seguro, faz-se necessário um maior esclarecimento acerca da temática, sobretudo, sobre utilização de métodos contraceptivos, que evitam a gravidez e protegem contra DST/HIV/AIDS, explicando como usá-los, quais métodos permitem a dupla proteção e quais os mais indicados para esta faixa etária da vida, a fim de promover a saúde dessa população. OBJETIVO: Descrever a experiência da realização de estratégias educativas com adolescentes acerca da sexualidade e a importancia dos métodos contraceptivos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de maio a junho de 2009 em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental em Fortaleza-CE. As estratégias desenvolvidas duraram uma hora e trinta minutos e contou com 10 adolescentes. Aplicou-se um pré e pós-teste acerca da temática. RESULTADOS: Iniciamos com dinâmica da “pirâmide dos métodos contraceptivos”. A pirâmide tinha as cores do sinal de trânsito: verde, amarelo e vermelho. Os métodos contraceptivos mais seguros deveriam ser colocados no topo da pirâmide de cor verde, os que apresentassem restrições seriam colocados no amarelo e na cor vermelha deveriam ser colocados os métodos com menor segurança e com riscos de se contrair DST. Em seguida realizamos uma aula dialogada sobre os métodos contraceptivos e suas vantagens e desvantagens, com a demonstração desses. Posteriormente tivemos a dinâmica “ou acerta ou paga mico”, onde um membro de cada grupo tinha que correr e bater o sino, aquele membro do grupo que chegasse primeiro e batesse no sino responderia a uma pergunta referente à temática trabalhada durante o encontro, se acertasse o adversário teria que pagar um mico. O intuito desta dinâmica foi observar o conhecimento adquirido pelos adolescentes durante a exposição do conteúdo e fixar as informações trabalhadas durante a estratégia educativa. Ao analisar-se o pré e pós-teste, percebeu-se que as estratégias se mostraram efetivas para a aquisição de conhecimentos, já que o número de acertos após as atividades aumentou de 38,6% para 92,6%. CONCLUSÃO: Atividades educativas como estas devem ser estimuladas nessa população para que esta possa desenvolver hábitos sexuais saudáveis com mais segurança e autonomia.