LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSCIENTIZANDO CRIANÇAS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇAO AMBIENTAL
Relatoria:
MARIA ISABELA AGUIAR MINDÊLLO
Autores:
  • Maria Fatima Maciel Araujo
  • Liana Maria Rocha Carneiro
  • Laís Evandro de Castro Martins
  • Vanessa da Frota Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O acúmulo de lixo tornou-se um dos graves problemas da sociedade brasileira. Para reduzir tal acúmulo, há a reciclagem de materiais, uma atividade importante que requer ações educativas para a sua disseminação. A educação ambiental tenta despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e busca a mudança comportamental do homem com a natureza, visando o desenvolvimento sustentável do planeta. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma atividade educativa desenvolvida com crianças sobre a temática educação ambiental. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo em Fortaleza-CE, em 18 de novembro de 2008. A atividade educativa teve duração de 50 minutos e o público alvo foram 10 crianças com média de 8 anos. O tema central foi meio ambiente e buscou-se informar, conscientizar e incentivar mudanças nos hábitos e atitudes dos escolares, visando o uso consciente dos recursos naturais do planeta. RESULTADOS: O primeiro momento consistiu na apresentação, em que se distribuíram crachás, confeccionados em forma de árvore. No segundo momento, realizou-se uma dinâmica (“Colagem Certo ou Errado”), desenvolvida com a colagem de símbolos indicativos de certo e errado sobre figuras de situações ambientais (poluição, atitudes ecologicamente corretas, etc.). O objetivo foi perceber o conhecimento prévio das crianças acerca da temática. Em seguida, foi desenvolvida uma aula expositiva acerca da poluição ambiental, coleta seletiva e reciclagem. Posteriormente, elaborou-se uma dinâmica (“Reciclando Papel”) na qual foram explicadas e demonstradas as etapas da reciclagem do papel com exposição de objetos reciclados. Finalizou-se com a realização da dinâmica (“Jogando lixo no lixo certo”) em que vários tipos de materiais foram dispostos em local acessível às crianças, que deveriam escolher um tipo e jogá-lo na lixeira correta. CONCLUSÃO: Apesar de ter sido percebido no início da atividade um conhecimento escasso sobre o assunto abordado, após a aula expositiva sobre meio ambiente, detectou-se que as crianças desenvolveram um maior domínio sobre a temática, pois conseguiram realizar corretamente as dinâmicas posteriores à aula expositiva sem dificuldades.