Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMAGEM NA GERÊNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ERIKA NAYARA BENICIO GONÇALVES DE SALES
Autores:
- ANDRINE TAVARES PEREIRA FELIPE
- KÁTIA VIEIRA NASCIMENTO
- TAMIRES ALEXANDRE FÉLIX
- CIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) com enfoque na Atenção Básica configura-se como uma das experiências exitosas desenvolvidas no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, motivada pelo Programa de Reorientação da Formação em Enfermagem. A vivência objetivou capacitar estudantes de enfermagem para contribuir na qualificação e humanização nos serviços da rede de atenção básica do SUS, garantindo um melhor acolhimento, resolutividade e integralidade da atenção. OBJETIVO: Relatar a experiência destes estudantes ao acompanharem o trabalho dos gerentes dos Centros de Saúde da Família (CSF) de Sobral-CE. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência; Cenário: 13 CSF da sede de Sobral/CE; Sujeitos do estudo: 14 estudantes de enfermagem que cursavam do 4º ao 7º semestres do Curso; Coleta de dados:Observação participante do trabalho dos enfermeiros gerentes, bem como do diário de campo. A vivência abrangeu a participação em espaços de gestão coletiva do Sistema de Saúde: reunião de gerentes com a Coordenação Municipal da Atenção Básica, reunião de Roda com a equipe de cada UBS e durante um turno de trabalho; além da construção de diário de campo. Análise de dados: narrativa descritiva. Período do estudo: março e abril/2010. RESULTADOS: A partir das informações, ressaltamos quatro pontos relevantes no trabalho do Enfermeiro como gestor do CSF: 1)Burocracia:importante para controle e avaliação do serviço além de servir como fonte de pesquisa, porém sobrecarrega o profissional; 2)Recursos Humanos:representa a habilidade de trabalhar em equipe, capacidade de mediar conflitos, além de coordenar o desempenho das atribuições de cada membro da equipe; 3)Assistência:em alguns Centros de Saúde, o gerente também desempenha papel assistencialista e, em outras, oferece apenas suporte a essa função, seja por excesso de demanda ou pela deficiência no quadro de profissionais; 4)Infra-estrutura:é responsabilidade do gerente garantir a boa manutenção dos recursos físicos necessários para uma eficiente prestação de serviços. CONCLUSÃO: Constatamos quão abrangente e complexo é o serviço de gerenciamento na Atenção Básica dado os vários fatores que compõem a gestão de cada Unidade. Deste modo, é relevante uma qualificação em Gestão de Serviços de Saúde na grade curricular dando ênfase às competências inerentes ao Enfermeiro, uma vez é notória uma presença cada vez maior de profissionais enfermeiros ocupando cargos de gestão.