Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAR PARA MELHOR VIVER: AÇÕES DE ENFERMAGEM RELACIONADAS AO AUTOCUIDADO EM PACIENTES HIPERTENSOS
Relatoria:
KAROLINE MONTEIRO BARROS
Autores:
- JEANE ARAÚJO DE BRITO
- MARCIA FERNANDA DOS ANJOS VIANA
- MARIA ELIZÂNGELA SANTOS
- SAMARITANA MARIA SANTOS MONTEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica tornou-se um importante problema de saúde pública. Diariamente enfermeiros da Estratégia Saúde da Família se deparam com o surgimento de novos casos, favorecendo assim, o aumento do número de pessoas a serem atendidas nas unidades de saúde da atenção básica com o diagnóstico de hipertensão arterial. Esta Estratégia tem como um de seus propósitos o atendimento e o acompanhamento de hipertensos, tendo como articulador da educação em saúde o enfermeiro, o que faz deste profissional um agente transformador da realidade dos portadores de hipertensão. OBJETIVOS: Desta forma este estudo tem como objetivos descrever as ações de educação em saúde que são realizadas pelo enfermeiro junto ao portador de hipertensão; relatar quais foram as mudanças no estilo de vida dos pacientes associados ao autocuidado relacionando-as com a educação em saúde realizada pelo enfermeiro. METODOLOGIA: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo de análise situacional embasado em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico é constituído de Educação em Saúde e conceitos da Teoria do Autocuidado de Orem. O cenário geográfico foi a USF JOÃO XXIII, módulo 19 da cidade de Parnaíba – PI. Como atores sociais: os pacientes hipertensos atendidos na unidade e acompanhados pelo enfermeiro. O período de desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante os dias 18 de novembro ao dia 21 de dezembro de 2009. RESULTADOS: Os dados foram analisados em categorias que nos permitiu discutir a respeito do conhecimento dos pacientes sobre fatores que interferem no controle da pressão arterial; o diálogo como estratégia de ensino do auto cuidado e as mudanças no estilo de vida desses pacientes. CONCLUSÃO: Para o enfrentamento desta situação há necessidade de programar ações de promoção e prevenção através de atividades educativas acessíveis a clientela. Diante disso é que nos levou a concluir que a ação de educar para a saúde é um processo dinâmico que exige do enfermeiro um envolvimento profundo com a realidade vivenciada pelo paciente, objetivando conseguir êxitos relacionados ao tratamento e redução dos agravos decorrentes da patologia.