LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
LÚDICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO
Relatoria:
LUIZA LUANA DE ARAUJO LIRA BEZERRA
Autores:
  • SALUANA COSTA BANDEIRA
  • OSVALDO ALBUQUERQUE SOUSA FILHO
  • CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE
  • MIRNA ALBUQUERQUE FROTA
Modalidade:
Pôster
Área:
Autoridade, poder e cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Infância em situação de risco designa crianças que se encontram em circunstâncias particularmente difíceis de vida. Esta condição vincula-se a fatores que ameacem ou causem efetivo dano à integridade física, psicológica ou moral da criança. Atividades de promoção da saúde têm demonstrado resultados positivos na prevenção de comportamentos de risco na adolescência e idade adulta. Diante desta perspectiva surge a utilização de atividades lúdicas como uma estratégia de se realizar promoção da saúde com crianças em situação de risco de maneira educativa, tendo como características a ludicidade, a interatividade com as crianças, a linguagem de fácil acesso e a articulação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico. Objetivou-se com este estudo propor estratégias lúdicas para a promoção da saúde de crianças em risco de violência, analisar a contribuição do lúdico no cotidiano e no desenvolvimento psicomotor e afetivo-emocional de crianças em situação de risco de violência. Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pertencente à rede municipal de ensino, situada na periferia da cidade de Fortaleza – Ceará. Os sujeitos foram 15 crianças e seus respectivos responsáveis. A coleta dos dados ocorreu durante os meses de março a maio de 2010, com observação participativa, em seguida, com o desenvolvimento de estratégias lúdicas e educativas em saúde e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados baseando-se em Bardin (2008). Seguiu-se a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. O trabalho obedeceu às normas bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados foram agrupados em categorias temáticas: Percepção dos informantes acerca das oficinas, Contribuição das estratégias educativas na promoção da saúde. Os dados obtidos permitiram observar que a realização das atividades lúdicas em saúde repercutiu positivamente no cotidiano das crianças, contribuindo na promoção da saúde e desenvolvimento psicomotor e afetivo-emocional destas crianças. Conclui-se que a abordagem lúdica representa um diferencial importante como elemento integrador às estratégias de educação em saúde.