Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO POR ALUNOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
REBECA MENDES MONTEIRO
Autores:
- LUANNA BÁRBARA SOARES DO MONTES MARTINS BRINGEL
- KHELYNE MESQUITA DE CARVALHO
- KHELYANE MESQUITA DE CARVALHO
- LAIANNY LUIZE LIMA E SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução- Portfólio é uma coleção de todo trabalho em andamento na organização relacionado ao alcance dos objetivos que se pretende atingir. Destacamos o portfólio como diferente modo para que almejar práticas de ensino-aprendizagem de produção de conhecimento. A formação do futuro enfermeiro impõe que seja capaz de protagonizar novas propostas que propiciem ao aluno oportunidade de ir além dos limites impostos pelo educador, a partir da promoção de um saber construído e ampliado sob a ótica do educando, que o faz utilizar essa ferramenta para favorecer esse tipo de aprendizado, propiciando além da expressão da criatividade, iniciativa, disciplina e organização. Objetivos- Demonstrar as potencialidades e dificuldades da utilização do portfólio como instrumento de aprendizagem, reconhecer o uso do portfólio como ferramenta importante na construção do conhecimento, compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio para a avaliação do aprendizado no ensino de graduação. Metodologia- Trata-se de estudo de natureza descritiva, tipo relato de experiência, onde a observação dos dados foi realizada com base na experiência de alunas que trabalharam na construção desse material, referente às disciplinas de bases técnicas e cientificas da assistência de enfermagem e semiologia e semiotécnica para enfermagem no período referente a 2009.1 (fevereiro a junho) durante estágio em hospital escola. Resultados e Discussão- O estudo nos permitiu reflexão e percepção sobre a importância do portfólio por se tratar de uma ferramenta para adquirir conhecimento, aprendizagem e organização no qual é possível conservar esses arquivos para utilizar como fonte de pesquisa dando continuidade a avaliação e aprofundamento do conhecimento. Conclusão- Concluímos sem dúvida alguma que é possível reconhecer o portfólio como um instrumento riquíssimo para o desenvolvimento do ensino aprendizagem que é realmente uma experiência valiosa na construção do conhecimento. Todavia há que se admitir que seja um processo trabalhoso que requer tempo e conhecimento, constituindo-se numa estratégia eficaz de desenvolvimento de pesquisadores. É importante ressaltar que essa ferramenta promove o desenvolvimento reflexivo dos alunos, estimulando a originalidade e criatividade individual na confecção do conteúdo, contribuindo para a construção personalizada do conhecimento para a ação do futuro profissional enfermeiro.