Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A MONITORIA FAVORECENDO O RENDIMENTO DOS ALUNOS
Relatoria:
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES
Autores:
- Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
- Francisca Elisângela Teixeira Lima
- José Saulo Martins de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula. A prática de monitoria no contexto educativo já existe há longo tempo e é um meio pelo qual o aluno monitor auxilia outros alunos no processo ensino-aprendizagem. Esta contribuiu para o aprendizado dos alunos da disciplina por reforçar o conhecimento já visto aula, além de tirar dúvidas em geral sobre a disciplina e fixar o assunto abordado através da repetição do que já havia sido apresentado. Para os alunos monitores não é diferente, o ensinar é uma boa maneira de aprender, além de estar reforçando o conhecimento já adquirido, permite o surgimento de novas dúvidas e indagações, ou seja, novas fontes de conhecimento e, conseqüentemente, novos aprendizados. O objetivo deste trabalho é comparar o rendimento acadêmico dos alunos matriculados no semestre de 2008.2 com os de 2009.1 na disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, considerando como principal indicador a média final do aluno atribuída na disciplina e levando em consideração que no primeiro semestre não havia monitoria e no segundo passou a ter. O estudo é do tipo documental com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de maio a agosto de 2009, respeitando a Resolução 196/96. Foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, apesar de trabalhar apenas com documentos referentes às notas de 70 estudantes. Os resultados evidenciaram que a monitoria foi fundamental para que houvesse uma melhora na média dos alunos matriculados na disciplina, além de uma melhoria no aproveitamento dos campos de estágio, sendo evidenciado pelas ótimas notas obtidas no campo de prática. Em relação à média final, os alunos do semestre 2009.1 obtiveram uma média em torno de 8,936, enquanto os alunos do semestre 2008.2, obtiveram a média 8,804. No semestre 2008.2, a maior nota obtida pelos alunos foi 9,55, enquanto em 2009.1 a maior nota foi 9,6, evidenciando uma melhora no rendimento. Em contrapartida, a menor nota do semestre 2008.2 foi 7,8, enquanto no semestre 2009.1 a menor nota foi 7,0. Conclui-se, portanto, que a prática da monitoria é fundamental no processo ensino-aprendizagem, porém não é o único responsável pelo pleno amadurecimento e aprendizado dos alunos durante o período na Universidade.