Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDER BRINCANDO: A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Autores:
- JOÃO BOSCO FILHO
- MARIA BETANIA MACIEL DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Atualmente muito se tem discutido acerca da importância da adoção de práticas educativas e novas tecnologias de ensino-aprendizagem em enfermagem. Essa discussão se dá tanto em detrimento da reflexão acerca das estratégias pedagógicas tradicionais, dotadas de poucas experiências inovadoras, quanto em razão da necessidade da formação critico-criativa do profissional enfermeiro que é exigida pela sociedade contemporânea e também pelos requerimentos legais traduzidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Então,compreendendo que a ludicidade, como tecnologia de ensino, contribui para abertura dessa reflexão crítica e formação nas academias, faz-se necessário a adoção de estratégias semelhantes como medida contribuinte para a transformação do perfil profissional a ser formado. Nesse sentido,o objetivo deste relato consiste em mostrar a importância da adoção de novas formas e recursos pedagógicos como medida de tornar-se mais atrativa e dinâmica a relação ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência acerca das estratégias metodológicas utilizadas na disciplina de administração em enfermagem da Universidade Potiguar. Entre os métodos para dinamizar as aulas durante o semestre, utilizou-se diversas ferramentas tais como: miniaturas, músicas, dinâmicas de grupo e rodas de conversas e escuta. Como resultados, temos que na medida em que os conteúdos são trabalhados, tendo como norte esses métodos, a curiosidade, a observância e até mesmo a autonomia dos participantes passam a serem aguçadas, contemplando assim a perspectiva de melhor absorção de alguns conteúdos em virtude desta participação ativa. Dessa forma, o estímulo a busca de novos conhecimentos e a síntese dos conteúdos expressos nas ementas da disciplina tendem a serem mais facilmente concretizados. Portanto, conclui-se que a adoções de novas tecnologias de ensino são de suma relevância no contexto do ensino-aprendizagem em enfermagem e em especial da administração em enfermagem, já que, é exigido do acadêmico a preparação do mesmo para intervir na realidade que circunda o ato de gerenciar. Além do mais, essas adoções contemplam a perspectiva dos projetos socioculturais exigidos na formação do enfermeiro generalista e reforça o papel social pertencente a este profissional.