LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA NA VISÃO DOS DISCENTES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
KHELYANE MESQUITA DE CARVALHO
Autores:
  • KHELYNE MESQUITA DE CARVALHO
  • REBECA MENDES MONTEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução - A monitoria é uma atividade acadêmica complementar que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico, permitindo que os acadêmicos façam uma melhor correlação da teoria e prática, facilitando para que os mesmos comecem a extrair suas ansiedades, angústias, temores e bloqueios, criando um espaço onde o aluno possa perguntar praticar e revisar várias vezes os conteúdos preestabelecidos tendo assim expectativas de maior confiança no ato da realização dos procedimentos. É importante ainda destacar que serve como auxilio para o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo didáticopedagógico, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar o conhecimento em dada área, despertar o interesse para a docência e a desenvolver suas aptidões e habilidades no campo do ensino. Objetivos - Compreender a percepção do aluno monitor e a influência desta no desenvolvimento das atividades de estágio, bem como relatar a experiência vivida o ano de 2010 de alunas da faculdade NOVAFAPI. Metodologia - Trata-se de um estudo de natureza descritiva, tipo relato de experiência, onde a observação dos dados foi realizada com base na experiência, pautado na observação de alunas que exerceram a monitoria no período letivo de 2010,(março a junho) na faculdade NOVAFAPI. Resultados e Discussão - O estudo nos possibilitou observar que há um interesse muito grande por parte dos discentes mesmo quando essa atividade é realizada sem remuneração. Acreditamos que esse interesse se deve a vários fatores como, por exemplo, a contabilização de carga horária como atividade complementar ou pelo prazer dos monitores vivenciaram a experiência de iniciação à docência, que possibilita aprofundar o conhecimento acerca do conteúdo. Conclusão - Concluímos que a grande maioria dos alunos reconhece a monitoria como algo muito importante para a formação acadêmico sendo um instrumento riquíssimo para o desenvolvimento do ensinoaprendizagem que é realmente uma experiência valiosa de ensino, tanto para o monitor quanto para o acadêmico, pois permite que ambos expressem seus conhecimentos, dúvidas, bloqueios e temores, estimulando a pesquisa, o treino para a prática e um melhor relacionamento entre graduandos.