Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRUIBUIÇÃO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Relatoria:
AMANDA CARDELIS LINS
Autores:
- Iracema da Silva Nogueira
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Trata-se de relato de experiência vivenciada durante o estágio de bolsista do Curso de Enfermagem, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Hospital Universitário Getúlio Vargas tem como missão cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para formação dos cidadãos e desenvolvimento da Amazônia. No último ano do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus, os acadêmicos participam de um processo seletivo que oferece a oportunidade para que possam ser bolsistas de 3° grau. Durante um ano (mar/2009 a mar/ 2010), os acadêmicos selecionados, atuam sob supervisão dos enfermeiros do serviço, desenvolvendo habilidades em situação real, prestando assistência de enfermagem em todas as Unidades de Internação e no Centro Cirúrgico. Também desenvolvem atividades no Serviço de Educação Permanente em Enfermagem, na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, na Comissão de Curativos e na Coordenação do Serviço de Enfermagem, pois a referência para a formação é a prática aliada ao conhecimento científico. Participaram do referido estágio extracurricular, 12(doze) acadêmicos que tiveram a oportunidade de realizar atividades assistenciais, gerenciais e educativas. O referido estágio possibilitou o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, interpessoais e éticas no processo de cuidar do paciente hospitalizado, instrumentalizando o futuro profissional para desenvolver uma assistência de enfermagem com segurança e livre de danos. Foi possível perceber que a educação do profissional é permanente e o quanto ainda há para aprender, a fim de que se possa enfrentar com competência, o exercício profissional. Considera-se que o crescimento não se resume em desenvolver habilidades técnicas, faz-se necessário que a formação do futuro enfermeiro seja permeada pela articulação de saberes, haja vista que é preciso, saber, saber fazer, saber ser e saber conviver.