Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO E SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Autores:
- Luana Dantas Vale
- Quintila Garcia Santos
- Alcides Leão Santos Júnior
- Ildone Forte de Morais
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A disciplina Fundamentos da Sociologia, ministrada no primeiro semestre do curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem, do Campus Avançado do Seridó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), traz na ementa do Programa Geral da Disciplina (PGD), norteado pelas Diretrizes Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, a conformação das bases para a compreensão da enfermagem como prática social, processo produtivo e relações de produção, com a pretensão de apontar as necessidades sociais da saúde com vistas a estimular/instigar um olhar crítico e reflexivo acerca da diversidade social. Por ocasião desta disciplina, unindo teoria e prática através da discussão do referencial teórico da Sociologia, foi proposta uma estratégia pedagógica e de iniciação cientifica que objetiva contribuir para o desvelamento do olhar para a realidade social local e as possibilidades de ações estruturantes na intervenção e transformação dessa realidade. A construção do trabalho está pautada nas normas da ABNT. Em Março de 2009, foi realizada uma captação da realidade no bairro Walfredo Gurgel, localizado na periferia da cidade de Caicó/RN, empregando os aspectos teóricos na observação ativa a fim de traçar o perfil sócio-epidemiológico deste bairro. Sabe-se que as investigações epidemiológicas têm demonstrado as possibilidades da utilização do conceito de classe social como um grupo chave para o estudo da determinação social do processo saúde-doença. Assim, a experiência vivenciada foi caracterizada pela percepção das iniquidades socioeconômicas que refletem o contexto social brasileiro, como também, possibilitou entender as condições de saúde e como elas são produzidas, propiciando a reflexão sobre algumas estratégias na promoção da saúde enquanto participação da população no processo saúde-doença. Participaram desta atividade cinco alunos do referido curso. A atividade começou com a captação da realidade por meio da captura de imagens fotográficas para conhecer/obter informações sobre os aspectos demográficos e socioeconômicos dessa comunidade. Em suma, nessa atividade, foi possível observar/interpretar o ser humano e o contexto social ao qual o mesmo está inserido. Evidencia-se, também, que estratégias pedagógicas que articulam teoria-prática favorecem a aprendizagem significativa preconizada pelas Diretrizes Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, recomendando-se sua utilização desde o início do curso.