LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO DA BIOÉTICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CIDADÃ
Relatoria:
ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
Autores:
  • Ildone Forte de Morais
  • Willian Marcos de Melo Nõga
  • Joyce Viana Barbosa
  • Glauber Weder dos Santos Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Autoridade, poder e cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Bioética constitui-se como campo contextualizado de reflexões e discussões acerca da realidade multidisciplinar que permeiam as problemáticas referentes às questões que envolvem a vida e o processo saúde/doença. Para tanto, esta se utiliza de instrumentos sociais, políticos, éticos e jurídicos que embasam as decisões a serem consideradas como corretas dentro do contexto peculiar a cada situação de conflito. Diante das multiplas opiniões e do respaldo jurídico que embasa a prática da assistência à saúde, teve como objetivo discutir a importância da realização do III Seminário de Bioética em Enfermagem, como instrumento metodológico para o processo ensino/aprendizagem da Ética. Trata-se de um relato de experiência, construído a partir da vivência de acadêmicos do terceiro período do curso de graduação em Enfermagem, proporcionada pela organização do III Seminário de Bioética em Enfermagem, realizado na cidade de Caicó/RN em Março de 2010, proposto pela disciplina Ética, Saúde e Sociedade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como um evento de participação acadêmica e social. O evento teve como tema principal a discussão dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando como eixos temáticos a Bioética e os direitos da criança e do adolescente, Bioética e os direitos da mulher, Bioética e os direitos do homem, Bioética e os direitos dos profissionais de saúde, entre outros, sendo também privilegiados os estatutos e leis vigentes dos respectivos grupos supracitados. A construção do trabalho seguiu as normas da ABNT. As discussões caminharam na perspectiva multidisciplinar, com a participação de acadêmicos de Enfermagem, Serviço Social, Pedagogia entre outros. Além destes, ocorreu à significativa representação de alunos de cursos técnico de enfermagem e de profissionais, promovendo a articulação ensino/trabalho. Nesse sentido, entende-se que refletir e discutir sobre os direitos do cidadão é de fato uma reflexão do campo da bioética, uma vez que tal proposta visa contribuir com a sensibilização na formação dos profissionais da saúde em defender a efetivação dos direitos dos usuários. Diante desse contexto, torna-se imprescindível discorrer sobre a importância de momentos como o III Seminário de Bioética em Enfermagem na formação ética a fim de construir coletivamente o ideário da cidadania e o respaldo legal necessário para resolução dos conflitos existentes no cotidiano dos serviços de saúde.