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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE COM ADOLESCENTES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
ISABELA BRASIL DO AMARAL
Autores:
  • Samia Jordana Pereira Emidio
  • Maria do Socorro Vieira Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Autoridade, poder e cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No Brasil, a educação em saúde instituiu-se no âmbito da saúde pública, orientando novas práticas, e só mais tarde constituiu - se em área de estudo e pesquisa. Verificam-se duas dimensões da educação em saúde: Uma primeira envolve a aprendizagem sobre as doenças, como evitá-las, seus efeitos sobre a saúde e como restabelecê-las. A outra, caracterizada como promoção da saúde, inclui os fatores sociais que afetam a saúde, abordando os caminhos pelos quais diferentes estados de saúde e bem-estar são construídos socialmente. Nesse sentido a educação em saúde pode ser considerada estratégia de promoção da saúde desenvolvendo na população o senso de responsabilidade com sua saúde e a saúde da coletividade por meio de mudanças das práticas de cuidado de forma construtiva, mediante participação e reflexão dos problemas no contexto em que as pessoas estão inseridas. OBJETIVO: Realizar práticas de educação em saúde com adolescentes visando o desenvolvimento de suas habilidades que fortaleça o cuidado individual e coletivo com sua saúde. METODOLOGIA: Problematizadora e participativa baseada em temas geradores de Paulo Freire. As atividades educativas aconteceram através do envolvimento dos alunos da disciplina Enfermagem em Saúde Pública I/Enfermagem/Universidade de Fortaleza. Primeiro foi necessário conhecer o público alvo para depois preparar a prática educativa adequada aos adolescentes. Mais tarde, desenvolvemos a prática em dias diferentes com os temas prevenção do uso de drogas e violência na comunidade. RESULTADOS: Houve troca de saberes e debate entre o grupo a partir de temas geradores em tarjetas que facilitou a discussão e reflexão dos adolescentes quanto aos problemas advindos do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas bem como foi um momento de reflexão sobre a violência na comunidade. A partir dessa prática outros momentos educativos acontecerão durante todo o ano de 2010 visando a discussão da realidade da comunidade e para que possamos contribuir com dois eixos da promoção da saúde quais sejam: o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reforço da ação comunitária a partir do envolvimento dos adolescentes com os problemas locais CONCLUSÃO: Com a continuidade desse trabalho estaremos contribuindo com o aprendizado dessa clientela vislumbrando o cuidado de si próprio, bem como o cuidado coletivo e consequentemente contribuiremos com a transformação das práticas de saúde dessa população.