Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
MANHÃ DA MULHER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
JUDSON ALVARENGA DA SILVA OLIVEIRA
Autores:
- Iáskara Layne Leite dos Santos
- Marcela Ferreira de Souza
- Tamiris da Silva Neves
- Thatianne Andrade da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O presente estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante a disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I, que pertence ao sétimo período na currículo do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio, -UNIGRANRIO- no Ambulatório Sagrada Face - Vila Canaã, Municipio de Duque de Caxias no qual realizamos á atividade MANHÃ DA MULHER, promovendo educação em saúde, contribuindo assim para a Atenção Integral á Saúde da Mulher. Objetivo: Descrever a atividade e pontuar sua relevância para tal comunidade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência onde realizamos palestras ressaltando a importância dos seguintes temas: planejamento familiar, auto-exame das mamas, exame colpocitologico, DSTs , vulvovaginites e climatério. Utilizamos como recurso folders confeccionados pelos acadêmicos e aparelho data show. A atividade foi realizada no mês de abril de 2010 no dia 20 das 09:30hs ás 11:30. O publico alvo foi usuários da própria comunidade que acessam os serviços presentes no Ambulatório. Resultados/Conclusão: Foram evidenciados bons resultados, onde observamos o grande interesse dos usuários pelos assuntos abordados na temática exposta. Maior motivação ouvintes após a apresentação de cada tema. Houve uma boa interação entre acadêmicos de enfermagem e a comunidade tornou-se possível desenvolver ações que visam á prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde proporcionando melhor qualidade de vida à população. Concluimos que á atividade MANHÃ DA MULHER mostrou-se um ótimo instrumento para educação em saúde, permitindo assim o conhecimento das reais necessidades da comunidade, bem como a busca para uma melhor qualidade de vida. Sem dúvida esse atividade possibilitou que os acadêmicos sejam multiplicadores de uma política, voltada para a assistência integral à saúde e que os programas de educação para a mesma tenham espaços reservados nas universidades, facilitando a compreensão das necessidades e da realidade da saúde publica. Promover educação em saúde é a melhor forma de prevenir agravos de uma comunidade.