Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
Relatoria:
THYSSIANE BARBOZA VIEIRA
Autores:
- Laís Santana Santos Pereira
- Adeliéli Mereguette Biluca
- Iasmim Lima Aguiar
- Nairan Morais Caldas
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Universidade se caracteriza como espaço de produção de conhecimento e disseminação de saberes, tendo a função de formar recursos humanos qualificados, constituindo permanente relação com a sociedade. A extensão universitária propicia a academia a subsidiar a sintonia entre Sociedade e Universidade, reconstruindo a Universidade nos diversos contextos sociais. Assim, ela realiza a interlocução com a sociedade, construindo novos e diferentes saberes, num patamar de mediação entre o saber popular e o científico. Este trabalho objetiva relatar experiências das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Integrando Saúde Mental e Saúde da Família da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus-Bahia como estratégia de integralidade do cuidado em Saúde Mental. Para tal, adota-se o Método da Roda, um método de gestão participativa que articula diferentes saberes e recursos em um campo que assegure saúde à população e realização pessoal aos trabalhadores, priorizando ações alternativas. Destacam-se: reuniões do grupo de apoio aos portadores de transtornos mentais aptos para atividades grupais, como espaço de sociabilidade; reuniões com equipes de saúde da família; visitas domiciliares às famílias que convivem com o sofrimento mental, educação permanente junto aos profissionais e a perspectiva da intersetorialidade, articulando-se com o Centro de Atenção Psicossocial de Ilhéus, Centro de Referência de Assistência Social e quatro Estratégias de Saúde da Família. Esta ação extensionista tem se caracterizado por um processo contínuo e progressivo de invenção do saber fazer em Saúde Mental na comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em liberdade e cidadania de pessoas com transtorno mental. Estas ações favorecem a integralidade do cuidado através da indissociação ensino-pesquisa-extensão, favorecendo produção de novos saberes e promovendo responsabilidade social não só da Universidade, mas também dos outros atores sociais neste campo de atenção.