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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
ALIANÇA ENTRE PODER PÚBLICO E IES - RECADASTRAMENTO DE IDOSOS - ARIQUEMES, RONDÔNIA, BRASIL
Relatoria:
GUSTAVO BARBOSA FRAMIL
Autores:
  • Helena Meika Uesugui
  • Aline Cristina Zorzi
  • Jemerson Mendes de Souza
  • Leandro Fantin de POntes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A expectativa de vida ao nascer é um dos critérios usados, em conjunto com educação e renda per capita, para calcular Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), embora esteja vinculado diretamente com o desenvolvimento do país, o crescente aumento da população de idosos gera uma preocupação as autoridades públicas no tocante aos custos demandados em insumos e serviços. O poder público mostra-se ainda insipiente em viabilizar programas e serviços efetivos para a solução deste desafio. Este trabalho realizado pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA em parceria com o Centro de Internação Domiciliar de Ariquemes - RO, tem como objetivo contribuir para a realização de recadastramento de idosos do CID. Participaram no desenvolvimento funcionários do CID e quatro acadêmicos do curso de graduação em enfermagem supervisionados pela coordenadora do curso. Foi realizado em duas etapas. A primeira, através da conferência de dados cadastrais registrados, onde, por meio da análise das datas de nascimento, foram selecionados apenas os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos de idade, para a utilização na etapa posterior. Na segunda, mediante relação nominal e residencial dos mesmos, os alunos participantes procederam a conferência dos dados, através de visita em domicílio, com o objetivo de checar e atualizar os dados fornecidos. De um total de 617 cadastrados foram selecionados 366 idosos. Destes, 102 não foram localizados, 38 foram referenciados ao PSF e os 117 restantes permanecem recebendo atendimento pelo CID. As parcerias entre o poder público e IES tem viabilizado alternativas importantes no sentido de proporcionar experiências que favorecem um aprendizado voltado às necessidades regionais e melhoria expressiva na qualidade de atendimento a população, através da prática da cidadania e atenção a equidade.