LogoCofen
Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
COLETA SELETIVA NA UNIRIO: UM PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO CIDADÃ ESTIMULADO PELA ENFERMAGEM
Relatoria:
MARCELLE MOREIRA CALDAS DA MOTA
Autores:
  • Mariana Oliveira Honorato
  • Rosângela França Santos
  • Liliana Angel Vargas
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A questão ambiental no Brasil e no mundo, tornou-se preocupante em virtude dos altos níveis de degradação ambiental, sendo a problemática dos resíduos sólidos uma das mais sérias ameaças ao meio ambiente. Dessa forma, a coleta seletiva surge como uma iniciativa que visa a redução do impacto ambiental através da separação dos resíduos produzidos para futuro reaproveitamento dos mesmos. No Brasil, através do decreto nº. 5.940/2006 se legitima a co-responsabilidade dos órgãos federais na produção e manejo de seus resíduos sólidos. A implantação da Coleta Seletiva na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vem sendo um esforço coletivo que permite estimular a comunidade universitária ao exercício da cidadania. Objetivos: Sensibilizar o corpo social da UNIRIO para a importância da coleta seletiva de resíduos no âmbito econômico, político e socioambiental; Implantar a coleta seletiva na UNIRIO; Estimular o reaproveitamento dos resíduos sólidos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação, na qual segundo Thiolient (2002), tem uma base empírica concebida e realizada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. A implementação da coleta seletiva na UNIRIO teve início na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) através das seguintes estratégias: Cartazes para informar a comunidade a proposta da coleta seletiva e os resíduos passíveis ou não de serem reaproveitados; distribuição de lixeiras nas salas e corredores da EEAP para a separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos, além de coletor exclusivo para pilhas e confecção de blocos de anotação reutilizando o papel usado e descartado no desenvolvimento das atividades universitárias cotidianas. Resultados: O desenvolvimento das estratégias propostas permitiu maior reflexão e sensibilização sobre a problemática ambiental por parte do corpo social da UNIRIO.