Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
A INFLUENCIA DA GESTÃO DO ENFERMEIRO PARA A INTEGRALIDADE DO PACIENTE DO CENTRO CIRÚRGICO
Relatoria:
Thiana Sebben Pasa
Autores:
- Luciane Stanislawski de Souza
- Adelina Giacomelli Prochnow
- Soeli Guerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Dentre as conquistas da enfermagem, o Centro Cirúrgico (CC) se constitui em uma das áreas que exige maior capacidade de negociação, compreensão dos processos de gerenciamento e gestão, principalmente de pessoas, a fim de garantir a integralidade no cuidado ao paciente, durante sua permanência neste serviço. Esta pesquisa bibliográfica se objetivou descrever a importância da gestão da enfermagem para a integralidade do paciente durante a permanência no CC. Segundo Fontoura e Mayer (2006), a busca pela construção de práticas de atenção integral à saúde deve estar inserida no cotidiano dos enfermeiros e de outros profissionais, visando uma assistência qualificada que atenda o indivíduo como um todo, respeitando seus direitos e valores. A integralidade da assistência é o alicerce para o alcance de uma melhor qualidade das ações e serviços de saúde. O CC tem lugar de destaque no hospital pela sua finalidade e complexidade dos procedimentos anestésico-cirúrgicos realizados. A segurança, o bem-estar do paciente e sua integralidade, só podem ser garantidos com um trabalho integrado entre os membros da equipe, presença de profissionais capacitados e preparados. O enfermeiro de CC, ao desempenhar suas atividades administrativas, fornece suporte às necessidades da equipe cirúrgica. Pois ele é responsável pela previsão, manutenção e manuseio dos materiais e equipamentos imprescindíveis ao procedimento cirúrgico e pela coordenação dos serviços de enfermagem. Além disso, é o enfermeiro que irá administrar os possíveis conflitos que possa surgir no ambiente, a fim de que o usuário seja atendido da melhor forma. Portanto, percebe-se que a gestão do enfermeiro do CC influencia diretamente na integralidade do cuidado com o paciente, seja no atendimento, na resolutividade, na garantia de acesso aos serviços ou no espaço das relações entre serviços e profissionais, pois é através da gerencia dos pequenos cuidados que irá se ter um cuidado mais integral para com o usuário.