LogoCofen
Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
O ÊXITO NA IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SAMU REGIONAL DO NORTE DE MINAS
Relatoria:
UBIRATAM LOPES CORREIA
Autores:
  • WILHMA ALVES DE CASTRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O êxito na implantação do Núcleo de Educação Permanente no SAMU regional do Norte de Minas Com o ideal de levar conhecimento a todos os funcionários do SAMU 192 Macro Norte e de pessoal que atua diretamente na rede de urgência e emergência no Norte de Minas, criou-se o NEP – Núcleo de Educação Permanente que é um órgão dentro do SAMU e é composto por: uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem e um médico, no inicio de suas atividades houveram muitas dificuldades, tanto técnico científicas, administrativas quanto de aceitação de treinamentos por parte de alguns funcionários, alguns devido sua experiência no serviço, graduação e questões motivacionais. Outra dificuldade que foi vencida foi na questão de distância, pois por se tratar de um serviço regionalizado e com bases espalhadas pelo Norte de Minas, criou-se um desafio de capacitar no menor tempo possível o maior número de pessoas, foi assim que adotou-se a estratégia de micro-pólos em cidades previamente escolhidas para sediar a capacitação das bases ao seu redor. Adotou-se métodos expositivos teóricos e práticos, abordado temas, problemas e situações enfrentadas no dia a dia do SAMU, com isso houve uma grande troca de experiências com os alunos e os instrutores com larga bagagem no pré-hospitalar do SAMU de Montes Claros. Os resultados obtidos nessas capacitações são animadores, pois após cada capacitação aparecem relatos de aproveitamento do conteúdo que foi aplicado no desempenho de suas funções, levando a crer o quanto é importante as aulas expositivas e práticas abordando temas do dia a dia do serviço, suas dificuldades e soluções práticas,levando ao crescimento profissional dos alunos. Com isso conclui-se que o NEP colocou em funcionamento um mecanismo de educação continuada baseado em evidências e experiências servindo como mecanismo de educação e reciclagem levando ao máximo de interação aluno e instrutor. .