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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
COMISSÃO DE ENSINO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: SEU SIGNIFICADO PARA OS ACADÊMICOS
Relatoria:
Daniela de Mattos Lemos
Autores:
  • Tatiana Carvalho Reis
  • Edmar Rocha Almeida
  • Cinara Botelho Moutinho
  • Orlene Veloso Dias
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Comissão de Ensino Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, MG, foi criada em 2006, momento em que o Curso de Enfermagem necessitava de um acompanhamento mais crítico de avaliação, em decorrência dos seus 12 anos de existência e, também, com vistas a uma revisão das metodologias de ensino utilizadas, de forma a adequar às diretrizes curriculares, e alinhar melhor aos ordenamentos do Sistema Único de Saúde. Esta comissão foi constituída de maneira a abranger a participação docente e discente. OBJETIVO: Este estudo visa descrever o significado da Comissão de Ensino, na perspectiva dos acadêmicos integrantes desta. METODO: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência. RESULTADOS: Foram realizadas diversas reuniões de forma a planejar e escrever o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de oficinas e esquematização da implantação. Com a aprovação do novo PPC e incorporação do curso de Enfermagem da UNIMONTES no PRÓSAÚDE percebe-se um novo momento para o curso, que precisa significar um “como fazer” diferente e romper com o estabelecido no processo de formação do enfermeiro, ou seja, como romper com as velhas concepções e implantar novas. Percebe-se que para se encontrar caminhos que apontem a superação dessas dificuldades, faz-se necessário esforço coletivo de gestores, docentes e acadêmicos no sentido de realizar a implantação do novo PPC, de forma coletiva, constituindo-se em um desafio para a Enfermagem da UNIMONTES. CONCLUSÃO: A participação na Comissão de Ensino possibilitou aos acadêmicos maior integração com gestores e o corpo docente, bem como o aprimoramento da formação profissional. Nota-se a importância da participação acadêmica na Comissão de Ensino de forma a representar os interesses daqueles que serão beneficiados com as mudanças: os acadêmicos.