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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
O CASAL GRÁVIDO, O CONHECIMENTO COMO SUGESTÃO DE SUSTENTÁCULO PARA A FAMÍLIA
Relatoria:
GRACIELI SAMPAIO MARTÍNEZ
Autores:
  • Silvana Dias Correa Godoi
  • Erika Kaneta Ferri
  • Jose Carlos Godoi
  • Jean Carlos Silva Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O cliente de uma Estratégia de Saúde da Família- ESF é visto como um ser “biopsicossocial” sendo assistido de acordo com suas necessidades, deste modo o profissional da saúde deve atuar em sistemas complexos, tal como a família. Objetivou-se com este projeto desenvolver atividades educativas com enfoque em promoção da saúde e processo de desenvolvimento familiar. O projeto realiza-se na CoHab, município de Itaporã/MS tendo um fluxo semanal de em média 19 casais, sendo que a reunião ocorre em dias distintos para ambos os sexos.Nas reuniões os participantes contribuem com diálogos e troca de experiências com enfoque em bem-estar famíliar ,mudanças do cotidiano após a chegada do bebê e são orientados sobre saúde da criança na primeira infância, a importância do pré natal. A metodologia utilizada foi a cada bimestre convidar as gestantes a conhecer a unidade hospitalar indicada para o seu parto, na ocasião dos encontros poderem desenvolver atividades artesanais para motivá-las a preparar o enxoval do bebê, proporcionando uma participação efetiva. Um dos temas da reunião vindoura é sugerido por elas, o outro segue cronograma, os encontros ocorrem as terças-feiras das 13:00 ás 16:00 horas como uma roda de diálogos, sendo guiados pela acadêmica e membros da ESF. Os encontros dos pais ocorrem na ultima quinta-feira de cada mês no mesmo horário da reunião das gestantes, os diálogos são conduzidos por acadêmicos do mesmo sexo. O projeto é financiado pela Gerencia Municipal de Saúde com parceria da UNIGRAN-Dourados através da participação dos acadêmicos de Enfermagem. Notou-se menor índice de insegurança das participantes sobre o parto e com os cuidados ao recém nascido, já seus companheiros mostram-se mais conscientes sobre seu papel de pai. Conclui-se que as oportunidades de experiências exercidas são necessárias para a formação acadêmica, onde o mesmo desenvolve competências, habilidades, já a equipe ESF e a comunidade que dispõe de aporte capacitam-se para o auto cuidado.