Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM ESCOLA DE PETROLINA-PE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LAYANA KARITIANA QUEIROGA BEZERRA
Autores:
- Tamisa Maria de Freitas Coelho
- Carolinne de Moraes Pereira
- Júlia Poggi Vieira de Mello
- Viviane Euzébia Pereira Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicas de enfermagem da UNIVASF, durante Estágio Curricular Supervisionado na Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, no bairro José e Maria, Petrolina-PE. Durante as atividades na unidade, observou-se a baixa demanda de adolescentes que procuravam algum tipo de atendimento. Com isso buscou-se o apoio da escola próxima para serem desenvolvidas atividades educativas de interesse dos jovens que abordaram a temática: prevenção de gravidez na adolescência. O público–alvo foram 215 alunos que cursavam da 8ª série ao 3° ano. Estas atividades objetivaram avaliar o conhecimento destes a cerca de métodos contraceptivos, além de orientá-los quanto à importância do uso correto de tais métodos no contexto da prevenção de gravidez e das IST’s. Primeiramente, as turmas foram divididas em cinco subgrupos, para os quais foram entregues métodos contraceptivos disponíveis na UBS para que eles respondessem questões relacionadas à definição, à utilidade e à utilização. Posteriormente, houve a apresentação de slides sobre a temática, pretendendo-se rever as dificuldades e dúvidas apresentadas. Por último, houve exibição de um vídeo abordando o tema. Dentre os métodos distribuídos, a camisinha feminina e masculina foram os que os discentes referiram conhecer melhor, porém no que se refere ao modo de usar observou-se que os alunos demonstraram muitas dúvidas. Quanto ao anticoncepcional injetável e oral notou-se que os alunos não souberam responder à maioria das questões, além de referirem o uso de diafragma para prevenção de IST’s. Através dessa atividade, percebeu-se que os jovens buscam conhecimentos nos meios de comunicação. Contudo, essa informação deveria ocorrer de forma mais prática nas escolas e unidades de saúde a fim de que os mesmos tenham um contato prévio com os métodos antes de utilizá-los, reduzindo assim o índice de erros no uso e, dessa forma, diminuindo a incidência de gravidez na adolescência.