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Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
INTERAÇÃO ENFERMEIRO-CLIENTE EM UM CENTRO DE DIÁLISE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Diego Morales Bastos
Autores:
  • Morgana Feitosa Oliveira
  • Thaina Feitosa Oliveira
  • Deborah Gurgel Freire
  • Joana de Angelis Ponte e Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este estudo foi desenvolvido em um centro de diálise do município de Fortaleza – Ceara, que presta serviço ao Sistema Único de Saúde, durante a realização de estágio extracurricular que compreendia a realização do curativo de cateter em clientes submetidos a terapia renal substitutiva, utilizando uma abordagem qualitativa somadas a teorias de relacionamento interpessoal. A partir da autuação em um centro de diálise, desenvolvendo assistência de enfermagem a clientes submetidos à terapia renal substitutiva, foi possível verificar que durante a realização do curativo de cateter este cliente aproveitava o tempo do procedimento para expor suas dúvidas a cerca de seu tratamento. Geralmente os questionamentos estavam relacionados ao tempo a que teriam de se submeter à terapia de diálise, bem como a todas as peculiaridades que envolvem este tipo de tratamento. Sendo assim, constatamos que este tempo poderia ser melhor aproveitado, de forma que a cada troca de curativo, o cliente tirasse suas dúvidas, sentindo-se mais orientado e esclarecido sobre o tratamento proposto e todas as suas implicações. O estudo possibilitou maior interação enfermeiro/cliente durante a realização do curativo de cateter, proporcionando a esse cliente uma abertura para que ele possa expor suas dúvidas em relação a doença e a terapia de diálise. Dessa forma, o enfermeiro pode utilizar melhor o tempo em que realiza o curativo para dar uma orientação mais abrangente a cerca da doença e seu tratamento. Concluímos, com este estudo, que a interação com o cliente durante o momento da realização do curativo é um grande passo para a inserção do mesmo no contexto da sua doença e uma excelente oportunidade para a equipe esclarecer dúvidas e promover ainda mais orientações sobre o tratamento, o que promove uma relação de confiança junto a equipe que presta assistência direta e indireta ao cliente.