LogoCofen
Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE SITUAÇÕES DE CONFLITO ORGANIZACIONAL A PARTIR DE SITUAÇÕES REAIS
Relatoria:
Camila Leopoldino de Paula
Autores:
  • Carla Aparecida Spagnol
  • Eliane Marina Palhares Guimarães
  • Solange Cervinho Bicalho Godoy
  • Sandra Regina da Costa Saar
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas de Saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Considerando a temática gestão de conflito na equipe de enfermagem, percebemos que a teoria, geralmente, está distante da prática profissional, o que afasta os alunos da realidade vivenciada nos serviços de saúde. Além disso, algumas estratégias de ensino-aprendizagem são desmotivadoras e não levam os alunos a problematizarem a profissão. O tema conflito organizacional faz parte do programa da disciplina Administração em Enfermagem, ministrada aos alunos do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Devido a complexidade para se trabalhar esse conteúdo na graduação, elaboramos um material multimídia de apoio, abordando essa temática, baseado em situações reais de conflito vivenciadas nas organizações de saúde, que poderá ser utilizado em sala de aula ou na educação permanente. Essa iniciativa prioriza a interatividade no processo de ensino-aprendizagem, permitindo analisar e refletir a prática profissional, a partir de situações concretas. Trata-se de um relato de experiência que tem o objetivo de descrever a elaboração desse material. Para obter situações de conflito vivenciadas no trabalho, os alunos matriculados, entrevistaram enfermeiros de diversas áreas de atuação, sendo essas gravadas e transcritas na íntegra, constituindo um “banco de situações de conflito” em que os aprendizes poderão analisar essas situações. Além disso, constam alguns esquetes, elaborados e dramatizados na disciplina, que possibilitam o aprendizado por meio de vivências, a partir de situações reais, e não apenas por meio de teorias e modelos pré-estabelecidos. Com esse material multimídia buscamos desenvolver um processo de ensino-aprendizagem que proporcione análises criticas da prática profissional, visando intervenções no processo de trabalho. Após a utilização desse material didático será realizada uma avaliação, por meio de entrevista semi-estruturada, junto aos sujeitos participantes envolvidos nas atividades educativas.