LogoCofen
Anais - 12º CBCENF

Resumo

Título:
PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: UMA NOVA FORMA DE CUIDAR-EDUCAR EM ENFERMAGEM
Relatoria:
HORÁCIO PIRES MEDEIROS
Autores:
  • ELIZABETH TEIXEIRA
  • CAROLINE DO AMARAL DINIZ
  • LARISSA DOS SANTOS RAMOS
  • CAROLINE DA SILVA CAVALCANTE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Pesquisas envolvendo seres humanos são muito comuns, porém, poucas são as que têm um retorno para o sujeito pesquisado. As tecnologias educativas são aqui entendidas como quaisquer modalidades produzidas, utilizados e/ou validadas que sejam mediadoras de uma relação de ensino-aprendizagem entre diferentes sujeitos (enfermeiro-usuário). Várias tecnologias para subsidiar o cotidiano cuidativo-educativo da enfermagem podem ser desenvolvidas por profissionais motivados e sensibilizados para a necessidade do ser demandante de cuidado. O objetivo geral deste estudo é validar uma tecnologia educativa produzida para mães soropositivas para o HIV com vistas ao retorno à população. Metodologia: Fase 1: Pesquisa qualitativa com mães soropositivas para o HIV atendidas no serviço de referência de Santarém com o método de história de vida, que permitiu maior aproximação com as mães, dando-se ênfase às experiências e definições vividas e interpretadas por elas próprias. Com base nos resultados, foi elaborada uma tecnologia educativa, intitulada “Para Você, Mãe”. Fase 2: Pesquisa de validação com juízes e mães soropositivas para o HIV. Todas as fases seguiram as normas de ética para pesquisas com seres humanos. Resultados: Fase 1: Verificou-se que a vida das mães soropositivas para o HIV é um grande desafio, tendo que enfrentar a sociedade e até mesmo a própria família para criar seus filhos. Constataram-se apreensões, expectativas e inúmeros sentimentos. Fase 2: Constatou-se que a atuação do profissional de saúde junto a estas mães é imprescindível, fornecendo apoio, informando e colaborando para que tenham qualidade de vida. Concluiu-se que a validação de tecnologias educativas subsidiando o agir cuidativo-educativo da enfermagem é relevante na medida em que são participativas e inclusivas, permitindo que especialistas e o próprio público-alvo da ação educativa possam se manifestar sobre conteúdo, consistência, coerência e linguagem do material educativo.