Anais - 12º CBCENF
Resumo
Título:
A SITUAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS EM PROFESSORES: UMA REFLEXÃO PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Relatoria:
Viviane Aparecida Rosa da Silva Alves
Autores:
- Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido
- Larissa da Silva Barcelos
- Bruna Machado Vieira Souza
- Karla Gonçalves Rocha
Modalidade:
Pôster
Área:
Integralidade do cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Este estudo objetivou identificar a situação de transtornos mentais em professores e a associação com as características do trabalho docente. Trata-se de um estudo bibliográfico, realizado por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados SCIELO. Os transtornos mentais e comportamentais, popularmente conhecidas como estresse e depressão, têm sido principais causas do afastamento de professores atuantes em sala de aula. O possível adoecimento físico e mental dos professores constitui um desafio e uma necessidade para se entender o processo saúde-doença do docente e verificar os possíveis fatores associados com o afastamento do trabalhador. Entre esses fatores pode-se destacar: a falta de estabilidade no emprego, o salário, o reconhecimento e a valorização profissional, tarefas extra-classe e problemas com alunos que chegam até ameaças verbais e físicas. Os resultados obtidos, embora não discrimina o número de professores envolvidos, possibilita as causas de afastamentos entre os professores, sendo que os transtornos mentais ficaram em primeiro lugar entre os diagnósticos, com medidas vistas à melhoria das condições de trabalho docente, para elevar a satisfação e melhorar a saúde mental dos professores. Conclui-se que foi identificando uma alta prevalência de transtorno mental entre docentes, que está fortemente associada ao conteúdo de seu trabalho causando o afastamento do mesmo e que não é garantido o atendimento e o seu tratamento. Portanto, a formação do enfermeiro sinaliza reflexões sobre um movimento de mudança de atenção à saúde como estratégia fundamental para construir a integralidade do cuidado aos docentes.