
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE CUIDADOS PERSONALIZADO COMO FORMA DE EQUIDADE NO SUS
Relatoria:
Kamila Santos Gomes Contente Loureiro
Autores:
- Beatriz Veloso Lopes
- Camila Corrêa Modesto
- Stelacelly Coelho Toscano Silveira
- Bruno Eduardo Godinho Teixeira
- Vitória Pereira Tavares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O cuidado centrado em torno do usuário de saúde perpassa por quatro princípios básicos: garantia que os indivíduos sejam tratados com dignidade, compaixão, respeito e oferecendo um cuidado coordenado e personalizado. No entanto, no caso de pacientes acamados, em que os familiares leigos desempenham o papel de cuidador, essa assistência pode ser comprometida. Nesse cenário, ofertar instrumentos educativos que propiciem informações aos cuidadores leigos de forma personalizada a cada situação é uma forma de proporcionar a equidade dentro do SUS. Objetivo: Descrever a construção de um instrumento de cuidados personalizado voltado a um cuidador leigo. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade relato de experiência, descrevendo a criação de um instrumento educativo sobre cuidados personalizados a um paciente acamado, por meio da metodologia ativa do Arco de Maguerez e do Design Institucional Contextualizado (DIC). Resultados/Discussão: Seguindo os passos do Arco de Maguerez e do DIC, levantou-se como pontos chave do cuidado a um paciente acamado as NHB's: Nutrição, Hidratação, Cuidado corporal, Integridade cutâneo mucosa e Mecânica corporal. Essas NHB's foram condensadas nos tópicos: Alimentação, Higiene, Mudança de decúbito e cuidados com a pele, que compuseram uma cartilha voltada aos cuidadores leigos. A tecnologia foi apresentada a enfermeira preceptora do estágio de enfermagem em saúde comunitária, que julgou a linguagem e as imagens utilizadas na tecnologias acessíveis ao público leigo, além de pontuar tópicos de muita relevância no cuidado ao paciente acamado. Considerações finais: Durante o processo de construção da tecnologia, foi possível perceber a educação em saúde como uma ferramenta fundamental na promoção da equidade no cuidado assistencial. Nessa perspectiva, a criação de uma tecnologia educativa com abordagem centrada tanto na compreensão do cuidador quanto nas necessidades do paciente acamado corrobora para propiciar qualidade de vida e conforto ao mesmo, de modo orientado e completo. Logo, a implementação de tecnologias personalizadas, como forma de suporte complementar às práticas educativas em saúde, apresenta-se como uma estratégia inovadora, que pode ser utilizada a fim de garantir a maior compreensão das necessidades de saúde dos indivíduos.