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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ESCOLA DE SAÚDE DO RECIFE
Relatoria:
VANESSA CAVALCANTE OLIVEIRA
Autores:
  • Viviany Souza de Oliveira
  • Dara Andrade de Felipe
  • Matheus Lucas Vieira do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O uso de dispositivos digitais é um elemento didático que favorece o ensino-aprendizagem, ampliando o acesso a conteúdos e estratégias educativas. O YouTube, lançado em 2005 por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que pode contribuir para a Educação Permanente em Saúde (EPS). Ele oferece uma vasta quantidade de informações sobre saúde e práticas de cuidado, com acesso a especialistas de diversas regiões. Permite interação entre educadores e educandos através de comentários e sessões de perguntas e respostas ao vivo e assíncronas, proporcionando uma aprendizagem visual e flexível, permitindo que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo, revisitando vídeos ou buscando novas informações conforme suas necessidades. Objetivo: Analisar a utilização da plataforma YouTube como ferramenta de Educação Permanente em Saúde na Escola de Saúde do Recife (ESR). Metodologia: O Canal de Youtube da ESR foi implantado em março de 2024, foi feita a análise dos indicadores do canal até o m?s de agosto de 2024. Foram levantados dados de audiência e crescimento do canal, a fim de averiguar a popularidade e recepção dessa ferramenta como estratégia de EPS. Resultados/Discussão: A ferramenta YouTube na Escola de Saúde do Recife no período de março à agosto de 2024, teve 1,4 mil inscritos, foram publicados 13 vídeos referentes à vídeo aulas assíncronas e webinários síncronos, contando ao todo com 12.333 visualizações. Em análise dos efeitos da plataforma junto a profissionais da saúde e gestores da Secretaria de Saúde do Recife, foi indicado que o youtube, no caso de vídeo aulas assíncronas, favoreceu que os profissionais, de maneira independente, tenham acesso à informações complementares à formações realizadas presencialmente. Os profissionais a qualquer momento puderam revisar informações e validar suas compreensões. No que se refere aos webinários síncronos foi indicada a ampliação do alcance das ações de EPS. Por não ter limite de pessoas acompanhando as transmissões, foi possível atingir um número amplo de profissionais ao mesmo tempo. Considerações Finais: A Secretaria de Saúde do Recife possui mais de 11.000 profissionais de saúde, a implantação de uma ferramenta educativa que favorece um amplo alcance é fundamental diante do volume da força de trabalho. Mesmo recentemente implantado, foi importante perceber a adesão dos profissionais, sendo recomendado a ampliação das estratégias de divulgação do Canal.