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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: “SESSÃO DE SONDAGEM NASOENTERAL NA LIGA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA”
Relatoria:
Franciele Emilian Santos Silva
Autores:
  • Andressa Rodrigues da Silva Lopes
  • Sinara Patrícia Alves Rocha Ávila Fagundes
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sondagem nasoenteral é um procedimento comum em diversos cenários clínicos, desde a administração de medicamentos até a nutrição enteral. A técnica, embora relativamente simples, exige conhecimento técnico e habilidade para ser realizada de forma segura e eficaz. Assim, A Liga Acadêmica de Semiologia e Semiotécnica, em sua missão de promover a formação integral de seus membros, organizou uma sessão prática do procedimento para membros ligantes. OBJETIVO: Relatar a experiência prática de sondagem nasoenteral vivenciada pelos membros da Liga, destacando os aspectos teóricos e práticos abordados durante a sessão, bem como as percepções e aprendizados obtidos pelos participantes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem que atuam como ligantes na “ Liga Acadêmica de Semiologia e Semiotécnica ” vinculado a Universidade do Estado da Bahia Campus XII, localizado no município de Guanambi – BA, no mês de maio de 2024. RESULTADOS: A sessão foi dividida em duas etapas: teórica e prática. A etapa teórica abordou as indicações e contraindicações da técnica, a anatomia do trato digestivo superior, os materiais utilizados, as técnicas de inserção da sonda e os cuidados e complicações. A etapa prática, realizada em laboratório de simulação, consistiu na aplicação da técnica em um boneco. A sessão proporcionou aos alunos uma experiência valiosa, permitindo que eles pudessem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em um ambiente seguro e controlado. A prática com o boneco possibilitou a familiarização com os materiais, a técnica de inserção da sonda e os cuidados necessários para a realização do procedimento. Os alunos demonstraram entusiasmo e interesse durante a sessão, participando ativamente das atividades e realizando perguntas pertinentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sessão prática de sondagem nasoenteral foi um evento enriquecedor para a formação dos alunos da Liga. A experiência proporcionou aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, além de desenvolver a confiança para a realização do procedimento em situações reais.