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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
EXPLORANDO AS APLICAÇÕES E LIMITAÇÕES DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: REVISÃO DE ESCOPO
Relatoria:
Lucas Gardim
Autores:
  • Agostinho A. C. Araújo
  • Rodrigo Jensen
  • Raquel Acciarito Motta
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres
  • Andrea Bernardes
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O progresso tecnológico contribui para o avanço do processo ensino-aprendizagem, especialmente na educação de estudantes de graduação na área da saúde. O metaverso oferece novas oportunidades para a formação, promovendo experiências imersivas e interativas. Objetivo: Analisar o estado do conhecimento a respeito das aplicações e limitações do metaverso na educação superior em saúde. Métodos: Revisão de escopo fundamentada nas diretrizes do JBI e reportada a partir das Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A busca foi realizada em julho de 2023 na Web of Science, MEDLINE via PubMed, Embase, Scopus, CINAHL, LILACS e ProQuest. Foram incluídos registros que analisaram a aplicabilidade e as limitações do metaverso na educação superior em saúde, enquanto registros focados apenas em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) foram excluídos. Resultados: Foram identificados 23 registros publicados entre 2020 e 2023, provenientes de 10 países. O metaverso se destaca por possibilitar a simulação de cenários hipotéticos, tornando a aprendizagem mais interativa. Contudo, enfrenta limitações, incluindo a possibilidade de despersonalização dos estudantes, preocupações com a segurança e a privacidade dos dados, além do elevado custo de implementação e manutenção. Conslusão: O metaverso proporciona oportunidades valiosas para o desenvolvimento de competências clínicas, contribuindo significativamente para a formação da identidade profissional dos estudantes.