LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE O APRENDIZADO APÓS A SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Relatoria:
Paula Bruno Bernardes Freire
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A educação no ensino superior na área da enfermagem tem sido um assunto amplamente discutido, devido a responsabilidade que se atribui a tal profissional, além de visar a melhora gradativa da qualidade da assistência de enfermagem à saúde. O ensino superior em enfermagem utiliza metodologias ativas de ensino, em especial a simulação realística, que envolve um cenário similar ao encontrado na prática profissional e que tem em si a potencialidade de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, para auxiliar o aluno numa melhor performance profissional. Neste contexto o estudo objetivará compreender como o método de simulação realística contribui na aprendizagem, sob a ótica do aluno de graduação de enfermagem. Tratar-se à de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, que será realizado em uma Faculdade Privada localizada no sul do estado de Minas Gerais, a população se constituirá de alunos da graduação em enfermagem dos 9º e 10º períodos do curso. A coleta dos dados se dará por meio de entrevista semiestruturada gravada. Posteriormente os dados serão analisados por análise temática de conteúdo. Espera-se que tal estudo identifique as competências desenvolvidas pelo aluno após o contato com a simulação realística, atuando como estímulo para uma inserção mais abrangente desta nova metodologia no ensino superior que visa a formação de profissionais nivelados com a expectativa que o mercado de trabalho exige.