
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA CIRURGIA CARDÍACA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Diomira Luiza Costa Silva
Autores:
- Dayane Rufino Vieira
- João Victor Pessoa de Souza
- Larissa Simonetti Araújo
- Lucas Fernandes Muro
- Neyse Patrícia do Nascimento Mendes
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Educação em saúde é uma das ações da enfermagem voltada para a busca da autonomia de indivíduos e melhoria dos cuidados assistenciais. O ensino do cuidado à saúde a partir de evidências científicas é dever do enfermeiro. Assim, dada a complexidade da cirurgia cardíaca, a educação em saúde torna-se fundamental para o alcance de resultados positivos no processo de internação e alta hospitalar e se faz de estratégia para a melhoria da qualidade de vida no retorno social. Objetivo: Relatar a experiência de membros de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia sobre a educação em saúde para pacientes no contexto de cirurgias cardíacas. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado de janeiro a julho de 2024, por membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia, em um projeto de extensão sobre acompanhamento multiprofissional dos pacientes de cirurgia em um hospital universitário. Foram realizadas conversas individuais em período pré e pós-operatório na enfermaria e consultas de enfermagem no ambulatório, com pacientes de cirurgias cardíacas. Utilizou-se material educativo que continha descrição do procedimento cirúrgico, possíveis dispositivos médicos encontrados no pós-operatório, entre outros pontos. Resultados/Discussão: Na enfermaria as ações foram em momento único, mediante anamnese e exame físico cardiovascular, com duração de 30 minutos. Os pacientes tinham dúvidas quanto à realização da cirurgia e a recuperação. Foi orientado sobre o pós-cirúrgico e cuidados para alta hospitalar. No ambulatório, a consulta de enfermagem durou cerca de uma hora, focou-se em orientações com a ferida operatória, atividade física e alimentação. Evidenciou-se que a educação em saúde auxiliou positivamente na redução da ansiedade, contribuindo para a recuperação. É importante destacar a relevância da enfermagem nas ações educativas e que a vivência com os usuários e equipe multiprofissional consolidou o conhecimento teórico e fortaleceu competências práticas na formação dos alunos. Conclusão: Com a vivência, foi notória o valor e os efeitos positivos para o processo de formação dos ligantes, assim como para a autonomia dos pacientes na compreensão do seu processo saúde-doença e recuperação. A conduta do atendimento proporcionou aos usuários troca de experiências e fortalecimento de vínculos para a resolução de dúvidas e consequente diminuição da ansiedade no contexto da cirurgia cardíaca.