LogoCofen
Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
EFEITOS DO DEBRIEFING NA SIMULAÇÃO CLÍNICA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Iane Verônica de Lima Monteiro
Autores:
  • Sônia Maria Josino dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O ensino baseado em simulação representa uma estratégia educacional capaz de auxiliar no aprendizado teórico-prático ao correlacionar processos cognitivos e comportamentais. Nessa perspectiva, o debriefing, por meio de um processo gradual e estruturado de discussão reflexiva, constitui uma etapa fundamental nas simulações. Objetivo: Mensurar os impactos do processo de debriefing em simulações clínicas de primeiros socorros experienciadas por estudantes da graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com corte transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. A amostra compreende 13 acadêmicos de Enfermagem vinculados à Liga Acadêmica de Emergência e Trauma. A coleta de dados foi feita por meio da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação, subdividida em dimensões referentes aos valores psicossocial, afetivo e cognitivo. A análise foi realizada mediante estatística descritiva em termos absolutos e proporcionais, assim como medidas de tendência central e variabilidade. Resultados: Os dados estatísticos demonstraram que, nas dimensões “Valor Psicossocial” e “Valor Cognitivo”, a maioria dos participantes expressaram algum grau de concordância. Entretanto, na dimensão “Valor Afetivo”, foi observado um comportamento contrário, havendo a predominância de discordâncias. Conclusão: O estudo evidenciou impactos positivos impulsionados pelo debriefing para o desenvolvimento acadêmico-profissional.