
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES EDUCATIVAS EXTENSIONISTAS SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Relatoria:
Isis Iohana Lima de Souza
Autores:
- Gabriela Soares Ferreira
- Maria Eduarda Monteiro Silva
- Rafaela Assalin Silva
- Claudia Maria Silva Cyrino
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do estado de São Paulo implementou uma nova proposta de currículo que utiliza estratégias pedagógicas ativas e participativas nas atividades ofertadas. As metodologias ativas buscam o conhecimento de maneira autônoma e contínua, a fim de aprimorar o raciocínio crítico e científico. As técnicas foram trazidas não só para a grade curricular dos estudantes, mas também para as ações extensionistas feitas diretamente com a população, que não se encontra inserida na comunidade universitária. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem em uma ação extensionista sobre suporte básico de vida. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência com dispensa de apreciação ética, mantendo anônimos instituições e participantes da atividade. A ação faz parte do Programa Núcleos de Ensino contemplada pelo edital nº 10/2023 - Prograd, intitulado “Prevenindo a morte precoce por doença cardiovascular e outros agravos”. A atividade foi realizada no mês de Junho de 2024, com estudantes do curso Técnico em Enfermagem de uma escola técnica estadual. Os graduandos tiveram esse conteúdo na grade curricular no semestre vigente, e, no projeto, tiveram a chance de elaborar e conduzir uma atividade sobre suporte básico de vida e técnica de desobstrução das vias aéreas. RESULTADO: De início, foi entregue um pré-teste com dez questões sobre o tema. Após isso, os discentes tiveram contato com conceitos e a sistematização do atendimento segundo as atuais diretrizes da American Heart Association. Também houveram simulações de reanimação cardiopulmonar e a técnica de desobstrução das vias aéreas. Foram usados materiais como: bonecos simuladores, bolsa válvula máscara e o desfibrilador externo automático. Por fim, os estudantes do curso técnico fizeram um pós-teste com as mesmas perguntas do pré-teste. Os resultados foram comparados para avaliar a evolução do desempenho. CONCLUSÃO: As atividades foram realizadas por graduandos de Enfermagem que vivenciaram esse conteúdo pela mesma estratégia pedagógica e, no projeto, puderam replicá-la para os estudantes do curso técnico. Tais ações possibilitam o compartilhamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e a real imersão do graduando na sociedade. Espera-se que os estudantes envolvidos no projeto possam refletir sobre a dinâmica social na qual estão inseridos, contribuindo para a transformação da sociedade e para a sua própria evolução enquanto ser humano.