
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
Gibi Digital Bullying LGBTIfóbico:vamos conversar? no processo de educação em saúde de adolescente escolares
Relatoria:
Mariana Mercês Mesquita Espíndola
Autores:
- Ednaldo Cavalcante de Araújo
- Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Tese
Resumo:
Objetivo: apresentar a inovação tecnológica Gibi Educacional Digital “Bullying LGBTIfóbico: vamos conversar? Métodos: estudo descritivo, tipo relato de experiência de inovação tecnológica, sobre o processo de construção e validação de um gibi educacional digital como uma ferramenta educacional em prol da saúde de adolescentes escolares. Para isso, foi realizado um estudo metodológico, ancorado no referencial pedagógico de Edgar Morin e seus saberes no ensino da compreensão, na perspectiva da educação em saúde e no contexto da diversidade sexual e de gênero, com a utilização do método de Planejamento de Atividades de Aprendizado Apoiadas por Computador para direcionar a organização das etapas de construção dessa ferramenta. Resultados: intitulou-se o Gibi Educacional Digital “Bullying LGBTIfóbico: vamos conversar?”, uma tecnologia educacional inovadora, como produto de tecnologia educacional em saúde de uma tese do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Univesidade Federal de Pernambuco, desenvolvida de 2021 a 2024. Considerações Finais: ante o exposto, esse gibi poderá contribuir junto às práticas educativas e em saúde, na redução do estigma, preconceitos, bullying e outras violências no ambiente escolar de adolescentes LGBTQIAP+, de modo a auxiliar na superação de barreiras sociais e contextos vulneráveis vivênciados cotidianamente.