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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE CURSO VIRTUAL SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM
Relatoria:
Karine Cássia da Silva
Autores:
  • Yasmin Laurentino Simas
  • Thompson Henrique dos Santos Macedo Cysneiros
  • Tâmara Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Embora o modelo tradicional de ensino ainda seja predominante, vem se priorizando a busca por estratégias inovadoras para o ensino, demandando novas metodologias que atendam as necessidades de formação dos profissionais. A Telessaúde se caracteriza pelo uso da tecnologia de informação e comunicação na área da saúde, adaptando o ensino às necessidades individuais dos alunos, permitindo que avancem em seu próprio ritmo e fornecendo suporte nas áreas em que mais precisam. A partir disso, promove um ensino que dialoga com as necessidades atuais de formação na área da saúde e potencializa o caráter dinâmico e o protagonismo do educando, favorecendo a reestruturação do ensino na enfermagem. Objetivo: Descrever o processo de criação de curso virtual, na proposta de Teleducação, com ações estratégicas para prevenção das doenças crônicas não transmissíveis para profissionais da Atenção Básica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a criação de um curso virtual, através da plataforma Moodle, desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde e Teleducação CISAM-NUTES. Para a criação, foi elaborado ementa e os planos de aula, baseado nos manuais da atenção básica, além de ferramentas digitais para criação de vídeos interativos, links direcionados com conteúdos complementares e feedbacks, realizado no período de maio a junho de 2024. Resultados/discussão: O processo de criação do curso virtual, poderá possibilitar maior facilidade no ensino e aprendizagem aos profissionais frente ao processo de gestão do cuidado e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Foi desenvolvido em cinco módulos, com o objetivo de propiciar criatividade, autonomia e capacidade de gerenciamento aos integrantes. A plataforma educativa dispõe de ferramentas digitais para envolver o aprendiz, com aplicação de vídeos interativos, links direcionados, associação teórico-prática, bem como o compartilhamento das experiências, fornecendo a qualidade do conhecimento e a interatividade entre os participantes e mentores. Conclusão: Com a utilização da teleducação como estratégia de aplicação do curso, espera-se alcançar um número significativo de profissionais da atenção básica, possibilitando o desenvolvimento de variadas habilidades. Além disso, é pressentido que a utilização da tecnologia atrelada ao ensino dinamize continuamente o processo de aprendizado, a fim de garantir maior interesse e participação ativa dos profissionais.