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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO EMPREENDEDORISMO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
Relatoria:
Lorrane Alves Noronha Batista
Autores:
  • Adella de Lima Candeia
  • Ana Beatriz Medeiros Rodrigues
  • Tatiane Samira Feliciano de Farias
  • Karine Rocha Ferreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Às mídias sociais são ferramentas tecnológicas usadas como meio de comunicação e publicidade entre diversas pessoas. Devido ao seu poder de comunicação e alcance, são utilizadas para fins pessoais e profissionais. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta para o empreendedorismo, uma vez que permite o desenvolvimento da carreira profissional por meio da propagação de conteúdo. OBJETIVO: analisar na literatura o impacto das mídias sociais no empreendedorismo da enfermagem, como forma de promover o desenvolvimento profissional. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida em julho de 2024, a partir das seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde. Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analisys and Retrievel System Online. Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde. “Mídias Sociais”, “Empreendedorismo” e “Enfermagem”, combinados entre si utilizando o Booleano “AND”. Como critérios de elegibilidade foram definidos: estudos originais disponíveis na íntegra, na língua inglesa, portuguesa e espanhola, bem como os publicados nos últimos cinco anos. Os critérios de exclusão foram: estudos duplicados e que não abordaram o tema proposto. RESULTADOS: a busca na base de dados resultou num quantitativo de 27 artigos. Após a leitura exaustiva, cinco foram incluídos no desenvolvimento deste estudo. Destaca-se o papel das mídias sociais como o principal fator de crescimento profissional entre a classe da enfermagem, bem como a criação de perfis autênticos e a interação ativa com os usuários, demonstrando a capacidade de propagação de determinados temas voltados a saúde, com altos níveis de acesso por usuários das mídias sociais. Ademais, foi possível observar o empoderamento dos enfermeiros que destinaram a criação e a postagem de conteúdos ao seu perfil profissional, como iniciativa de empreendedorismo na área, tendo em vista, a monetização e influência do engajamento promovido pelos assuntos defendidos com interação dos usuários no perfil. CONCLUSÃO: com base nos estudos analisados, fica evidente que na contemporaneidade as mídias sociais possui grande impacto na carreira profissional de enfermeiros, bem como, no crescimento do seu perfil empreendedor, sendo destacado a autonomia causada por tal tecnologia na promoção da saúde, pois permite ao profissional ter alcance e engajamento ao propagar educação, fortalecendo o seu desenvolvimento profissional.