
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MANEJO DE LESÃO POR PRESSÃO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO INÍCIO DO CURSO: IMPACTO NA FORMAÇÃO
Relatoria:
Isabela Almeida Maciel
Autores:
- Maria Eduarda da Silva Forte
- Sabrinna Pereira Ferreira Lima
- Luiziane de Souza Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A lesão por pressão é desenvolvida nos tecidos por uma pressão ou cisalhamento prolongado na pele, comum em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. A qual, geralmente, ocorre em áreas do corpo onde os ossos estão mais próximos da superfície da pele, como quadris, tornozelos e nádegas. O contato com esses casos é fundamental para capacitar estudantes de enfermagem no desenvolvimento de habilidades clínicas, compreensão de aspectos éticos e humanísticos do cuidado com o paciente. Assim, o manejo de LPP é determinante para a consolidação do aprendizado da prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência de alunos de enfermagem no início do curso na prevenção e tratamento de pacientes com LPP. Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco, sobre a importância das práticas de semiotécnica em pacientes com lesões por pressão no ano de 2024 do setor de geriatria em uma unidade de ensino e assistência na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil, destacando as habilidades adquiridas durante o acompanhamento dos paciente. Resultados: Nas práticas de semiotécnica, os discentes aprenderam sobre as técnicas adequadas de curativos, com a observação e o treinamento prático supervisionado. Diante disso, avaliaram as feridas para determinar a técnica apropriada e viabilizar o processo de cicatrização por meio dos métodos de tratamento. Depois, seguindo as etapas de higienização, na fase de limpeza utilizaram solução fisiológica e PHMB. Ademais, no desbridamento, removeram os tecidos inviáveis no leito da ferida, promovendo a limpeza. Com a remodelagem da borda que proporcionaram um ambiente que favorece a formação de novo tecido. Na escolha da cobertura, selecionaram materiais apropriados para cada lesão, como hidrogel, para manter o ambiente úmido, carvão ativado, para feridas com odor fétido, gaze antibacteriana, para LP com sinais de infecção, dentre outros. Considerações finais: A partir dessa abordagem prática, percebe-se a importância de capacitar os estudantes de enfermagem na prevenção e no tratamento das lesões por pressão. Isso permite a ampliação do conhecimento dos profissionais, fortalece a autonomia profissional, desenvolve atividades clínicas avançadas, proporciona uma intervenção terapêutica nas feridas, reduz a incidência da lesão e diminui os custos de saúde para promover a melhoria dos cuidados com os pacientes e a eficácia dos tratamentos.