
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO AS CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Relatoria:
Felipe Artur Gomes de Assis
Autores:
- Adriana Raquel Nunes de Souza
- Tifanny de Albuquerque Ribeiro
- Amelia Nunes Sicsu
- Aldalice Aguiar de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O termo "tecnologia" no contexto contemporâneo é compreendido como um conjunto abrangente de conhecimentos científicos e práticos que sustentam os processos produtivos. As tecnologias educacionais são ferramentas essenciais no processo de ensino e assistência à saúde, desempenhando um papel fundamental na educação em saúde ao facilitar a mediação do cuidado por meio da produção do conhecimento à população, em especial as do ciclo da infância e adolescência. Objetivo: Identificar as principais tecnologias educacionais para o cuidado da criança na promoção da saúde. Método: trata-se de uma revisão de escopo, que será direcionada de acordo com a metodologia Joanna Briggs Institute (JBI). A delimitação do estudo seguiu a estratégia mnemônica: PCC, onde: P (População) – Crianças, C (Conceito) – Tecnologia Educacional, e C (Contexto) – Promoção da Saúde. Com base nessas definições foi estabelecida a seguinte pergunta de pesquisa: Quais tecnologias educacionais são evidenciadas nas publicações científicas de cuidado à criança para promoção da saúde? Foram incluídos documentos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 2014 a 2023. A pesquisa foi realizada no período de maio a julho de 2024, em fontes de informação de interesse via Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resultados: Em uma busca inicial foram encontrados 19 estudos, e, após aplicar os critérios de inclusão, foram selecionados 15 artigos para análise. Os resultados mostraram que as tecnologias educacionais estão presentes em todos os estudos analisados e é importante destacar que quase a totalidade dos estudos encontrados foi realizada no Brasil, o que demonstra a preocupação dos profissionais e pesquisadores brasileiros com as possibilidades de inovar na promoção da saúde da criança. As principais tecnologias encontradas foram: infográfico animado, manual, roteiro de aulas, álbum seriado, cartilha, ebook e vídeo educativo. As tecnologias utilizadas nos artigos desta revisão foram desenvolvidas com o intuito de gerar ações efetivas para a promoção do cuidado à criança. Conclusão: As tecnologias educacionais são ferramentas poderosas para a promoção da saúde infantil, elas têm a possibilidade de capacitar e empoderar as pessoas, aumentando a autonomia e confiança, mas também minimizam dúvidas e angústias, criando um ambiente mais seguro e suportivo para as crianças e familiares.