
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA ACADÊMICA: EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Relatoria:
Isabelle Vitória de Souza Silva
Autores:
- Débora Larissa Rufino Alves
- Victória Beatriz De Queiroz Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica vai desempenhar um papel importante no compartilhamento de conhecimento e na aprendizagem durante a graduação. Oferecendo um suporte mais dinâmico e estratégico para revisar assuntos que foram abordados nas disciplinas visando aumentar o interesse e compreensão dos alunos acerca do conteúdo. Ademais, o monitor acadêmico aprimora seu pensamento crítico de maneira constante e apesar de ser um método de ensino envolvente, a monitoria requer dedicação e responsabilidade. Objetivo: Descrever a experiência na monitoria acadêmica de anatomia humana, bem como sua importância e dificuldades vivenciadas. Relato de experiência: Este trabalho foi baseado na experiência de uma monitora em atividades presenciais durante o período de 21/09/2023 concluindo-se em 23/11/2023, para alunos do 2° período dos cursos de base saúde da Uninassau, matriculados na disciplina de anatomia humana. Todas as atividades desenvolvidas contaram com a ajuda da docente responsável pela disciplina. O uso de metodologia ativa envolvendo assuntos abordados em sala de aula prepara os discentes para as avaliações utilizando de estratégias para um rendimento de aprendizagem mais proveitoso entre monitor-aluno oferecendo mais facilidade de comunicação. As estratégias utilizadas foram: testes para avaliar o nível de conhecimento dos discentes acerca do assunto, contato com peças anatômicas, visita ao laboratório de peças reais e simulação com pinturas corporais para identificação das estruturas. Discussão: Essas atividades práticas permitem o aumento do conhecimento do aluno por meio de abordagens mais dinâmicas e participativas saindo do âmbito sala de aula, promovendo uma melhor interação entre teoria e prática. Conclusão: Conclui-se, que a utilização de metodologias mais ativas como as monitorias acadêmicas durante o processo de aprendizagem é extremamente eficaz para fixação de conteúdos abordados em sala de aula.