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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
PRODUÇÃO DE VIDEOCAST SOBRE A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tamiris leite miceli
Autores:
  • Maria Priscila da Silva Santos
  • Thaylane Gomes da Silva
  • Thayná Maria da Silva
  • Marlon Cordeiro de Moura Araujo
  • Jaizyara Mary Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 3: Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), surge da necessidade de garantir uma assistência ampla, qualificada, integral e articulada entre os diferentes níveis de atenção para atender as pessoas com deficiência de maneira efetiva. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem no desenvolvimento de um videocast como atividade avaliativa da disciplina de Redes de Atenção à Saúde (RAS). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à construção de um videocast realizado por um grupo de acadêmicos de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). Essa atividade foi uma exigência disciplina de RAS, do 8° módulo de enfermagem, que propôs a produção de um videocast que contemplasse a educação em saúde no âmbito das redes no SUS, com tema e metodologia a serem escolhidos pelo grupo. Após apresentação da proposta, o grupo conduziu uma pesquisa bibliográfica e optou por abordar a RCPCD, com o objetivo de fortalecer a divulgação desta rede. Com uma proposta criativa, de valorização da cultura local, a equipe escolheu como método o gênero textual poema popular, inspirado na literatura de cordel. As etapas seguintes incluíram gravações, narração do poema, produção e edição do vídeo animado, além de integrar janela de LIBRAS e audiodescrição. Todas as etapas foram realizadas pelos próprios discentes. Resultados: O videocast finalizado teve duração de 4 minutos e 59 segundos e apresentou uma narrativa animada em cordel sobre a RCPCD. A produção proporcionou aos discentes um aprimoramento das técnicas e habilidades com mídias digitais, além do conhecimento sobre a rede e da criatividade em compor poema popular original. A apresentação para a professora da disciplina e para a turma causou um impacto positivo quanto à necessidade de conhecer o que o SUS oferece às pessoas com deficiência, além da reflexão sobre as formas de ampliar o acesso e integrar a acessibilidade, tanto na universidade quanto na formação profissional dos discentes Considerações finais: Conclui-se que a educação em saúde é uma ferramenta importante para a divulgar a amplitude do SUS. A atividade não apenas fortaleceu e divulgou informações sobre a RCPCD, mas também permitiu que os discentes desenvolvessem habilidades técnicas e criativas, enriquecendo sua formação acadêmica e promovendo a produção de conhecimento e educação em saúde.