
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Stherfâni Porfírio da Silva
Autores:
- Vanderley dos Santos
- Maria Luiza Simião da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta indispensável dentro do contexto do ensino superior, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Trata-se de uma atividade que proporciona maior aprofundamento teórico e prático das disciplinas, além do desenvolvimento de habilidades por parte do discente-monitor. Objetivo: Relatar as contribuições da monitoria na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades profissionais das monitoras. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca das vivências das monitoras do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do estado de Sergipe, durante o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. As monitorias foram referentes às disciplinas de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem I e II, que compõem a matriz curricular do primeiro e segundo período. Resultados e discussão: A monitoria de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem I e II foi desenvolvida por meio do planejamento de atividades, priorizando a metodologia de estudo prático das peças anatômicas, além do apoio na solução de dúvidas dos discentes durante os encontros. Diante disso, as atividades realizadas pelas discentes-monitoras contribuíram para o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação profissional, tais como comunicação, trabalho em grupo, organização e busca de solução de problemas. Vale ressaltar que a experiência da monitoria também possibilita uma troca de conhecimentos entre os discentes ao discutir os conteúdos, além de uma melhor fixação do assunto abordado ao ser discutido em grupo. Dentre as atividades realizadas, incluem-se as aulas laboratoriais práticas, a elaboração de simulados práticos e a solução de dúvidas. Durante toda a monitoria, houve acompanhamento do docente, e a participação nas monitorias ocorreu em encontros marcados no laboratório de anatomia. Conclusão: A prática da monitoria mostrou-se fundamental para as monitoras, sendo pertinente para a prática do ensino-aprendizagem e busca constante de informações, além da contribuição significativa para o processo de formação acadêmica.