
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
FISCAL DE PLANTÃO: ESTRATÉGIA ORIENTADA DE ATENDIMENTO AO PROFISSIONAL E À POPULAÇÃO NO COREN-GO
Relatoria:
MARCOS VINICIUS JOSE RIBEIRO
Autores:
- CHRISTIANE MOREIRA SOUZA
- KARLA RODRIGUES CABRAL LOUZADA
- MARILIA NOGUEIRA DE ABREU
- KATIANE DE OLIVEIRA CAMPOS GONÇALVES
- ANGELICA OLIVEIRA PAULA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para além da competência de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional de enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) instituiu um modelo humanizado e especializado de acolhimento e orientação ao profissional e à sociedade, através do Fiscal de Plantão (FP). Sendo o objetivo deste trabalho, compartilhar a experiência de implantação desta estratégia e descrever o perfil dos atendimentos realizados. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da contabilização, categorização e percepção dos atendimentos realizados pelo FP do Coren-GO no ano de 2023. Resultados/Discussão: o FP é um enfermeiro fiscal, vinculado ao Conselho por concurso público, que diariamente (das 08 às 17hs; de segunda à sexta-feira) está na sede do Coren-GO, em Goiânia, no Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), disponível para o atendimento ao público. Nessa perspectiva, os atendimentos são presenciais ou pelo telefone do Conselho (ramal do DFEP); de livre demanda ou agendados, a profissionais de enfermagem ou a qualquer pessoa da sociedade. No ano de 2023, 2.131atendimentos foram realizados pelo FP, dos quais 10,7% (229) presenciais e 89,3% (1902) por telefone. Dicotomizados, a maioria dos atendimentos (57,1%; n= 1217) orientaram sobre o exercício profissional de enfermagem, com 914 (42,9%) orientações sobre outras temáticas. Mediante suas competências, o FP é capaz de realizar adequadas orientações sobre o exercício profissional de enfermagem, amparado nas legislações do Sistema Cofen/Coren. Acrescido ao atendimento técnico especializado, o FP realiza escuta ativa, orienta e direciona as demandas, com repercussão positiva de seus atendimentos. As pessoas atendidas relatam que se sentem acolhidas e seguras com o embasamento legal da resposta obtida. Referem também se sentirem respeitadas e valorizadas, com sua demanda escutada e oportuna orientação. Quanto aos profissionais de enfermagem atendidos, é recorrente o relato de pertencimento e fortalecimento de sua identidade profissional. Considerações finais: o DFEP considera fundamental o acesso a orientações assertivas sobre o exercício da enfermagem e a estratégia do FP tem fortalecido essa conexão. Ainda, o estreitamento das relações entre Conselho, profissionais e sociedade é o caminho para a valorização da profissão, sendo salutar que práticas exitosas sejam continuamente construídas e compartilhadas.