
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM ENFERMAGEM: INOVAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Relatoria:
João Vitor Lima Pereira
Autores:
- Glenda Muniz Messias
- Alana da Silva de Alencar
- Natasha Hêmilly Sousa Santos
- Suellen da Silva Ribeiro
- Giovanna Ribeiro dos Santos Negreiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação realística na enfermagem é uma abordagem de treinamento avançada, utilizando tecnologias complexas para replicar cenários clínicos da vida real. Isso promove interatividade e permite experiências práticas em um ambiente seguro. Após a simulação, a reflexão guiada impacta o conhecimento, habilidades e atitudes profissionais. Por meio dela, acadêmicos são bem mais preparados, sendo treinadas as suas habilidades teóricas e práticas. Essas habilidades tangem questões relacionadas às especificidades de todos os procedimentos e às razões cognitivas, construindo um preparo emocional mais eficiente. OBJETIVO: Evidenciar os benefícios das simulações realísticas na formação profissional de enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura. Buscaram-se os materiais relacionados ao tema em discussão na base de dados do Google Acadêmico, selecionando os trabalhos anexados datados dos anos de 2021 ao ano de 2023. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para a busca: treinamento por simulação; enfermagem; e capacitação profissional. O material coletado foi categorizado em temáticas para discussão. De forma acurada, examinou-se o que a bibliografia revela sobre as simulações realísticas no contexto da formação em enfermagem, com enfoque nas contribuições dessa metodologia ao ensino aprendizado. RESULTADOS: Foi analisado um total de cinco artigos que abordavam as ideias do estudo. Os argumentos comuns trazidos por eles foram o viés da simulação realística como uma metodologia ativa e um instrumento inovador de aprendizagem. Nessa lógica, configurando um recurso que desperta maior confiança dos discentes, estimulando um raciocínio lógico mais preciso, habilidades práticas mais seguras, identificação de erros revistos nos feedbacks, instigando a autoavaliação. Frisa-se também que as simulações possibilitam uma maior associação entre os conteúdos teóricos e práticos, fortalecendo essa correlação e fazendo com o que os estudantes tenham tomadas de decisões mais assertivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As simulações realísticas são altamente benéficas para a formação de acadêmicos de enfermagem, pois permitem identificar e corrigir erros e entender melhor as situações reais. As instituições de ensino devem promover essas simulações desde os primeiros períodos do curso para proporcionar uma aprendizagem mais rica e preparar melhor os alunos para a prática profissional.