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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
ACOLHIMENTO MULTIPROFISSIONAL E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Relatoria:
HELAYNE CRISTINA RODRIGUES
Autores:
  • William Ryan Alves de Sousa
  • Alice de Castro Cruz Pimentel
  • Vaniza Maria da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Uma das atividades centrais realizadas pelas Equipes de Saúde da Família é a classificação de risco, que envolve a investigação e identificação de fatores individuais e coletivos que afetam a saúde da população. A identificação dos riscos permite que as equipes ajustem as estratégias, tanto individuais quanto coletivas, conforme as necessidades da comunidade, otimizando o uso dos recursos do serviço disponíveis. OBJETIVOS: Relatar a experiência de Educação em Saúde com profissionais da equipe multiprofissional na Atenção Primária em Saúde (APS), sobre classificação de risco. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência elaborado durante o Estágio Supervisionado em Saúde da Família. Realizou-se uma atividade de educação em saúde para a equipe de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Caxias – MA. A ação ocorreu em 11 de julho de 2024, no turno matutino durante o horário protegido da UBS. Como ferramenta didática, os estagiários confeccionaram um banner, sobre o que é classificação de risco e como deve ser realizada na APS, conforme preconiza as diretrizes vigentes do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS: A experiência revelou-se uma iniciativa enriquecedora tanto para os estagiários quanto para a equipe multiprofissional envolvida. A utilização de ferramentas visuais contribuiu significativamente para a transmissão clara e objetiva das informações essenciais, facilitando a compreensão por parte dos profissionais da UBS. Essa experiência proporcionou um aprendizado valioso aos estagiários, fortalecendo suas habilidades práticas e teóricas, além de contribuir para a melhoria da capacitação da equipe multiprofissional da UBS. A atividade destacou a importância da educação em saúde como ferramenta fundamental para a formação de futuros profissionais e para a promoção de um atendimento mais eficaz e humanizado na APS. Enfatizou-se assim a dinâmica do serviço a qual estão inseridos, compreensão do fluxo de atendimento para uma prática eficaz e alcance da satisfação do cliente. CONCLUSÃO: Em suma, a atividade proporcionou aos profissionais um espaço de reflexão contínua sobre a realidade, buscando soluções criativas para enfrentar e superar os desafios dos serviços de saúde, qualificando assim as intervenções direcionadas à resolução efetiva dos problemas e promovendo a eficácia do sistema de saúde.