
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
PROCESSO DE ENFERMAGEM À GESTAÇÃO MOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA ALINE RODRIGUES BARROS
Autores:
- Maria Eduarda de Aguiar Santos
- Laura Sofia Viana da Silva
- Maria Elisângela Soares Mendes
- Joisyana Fernandes Ibiapina
- Fabiana Souza da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Doença Trofoblástica Gestacional (DTG) é um agrupamento de doenças do trofoblasto placentário. Sua forma mais conhecida é a mola hidatiforme com ausência de embrião/feto capaz de evoluir para formas invasoras e/ou malignas.
OBJETIVO: Aplicação do processo de enfermagem à gestante com gravidez molar. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso do processo de enfermagem por estagiárias de enfermagem na assistência à usuária com gravidez molar com referencial teórico das literaturas: International Nursing Diagnoses (NANDA-I) 2024-2026 e Nursing Interventions Classification (NIC) 5ª edição, realizado em um Hospital Universitário no setor de maternidade na cidade do Recife-PE, em julho de 2024.
RESULTADOS: O processo de enfermagem é uma ferramenta que visa sistematizar a assistência de enfermagem, de modo a identificar e solucionar situações, promovendo um cuidado com resultados positivos. De acordo com as especificidades da usuária, os diagnósticos de enfermagem prioritários foram: Dor aguda relacionada a agente de lesão biológica, evidenciado por relato de dor abdominal em ambas fossas ilíacas; Risco de sangramento evidenciado por complicações da gestação molar; Medo relacionado à condição clínica, evidenciado por relato de medo e ansiedade. Diante disso, foram implementados cuidados de enfermagem, destacando: avaliação e monitoramento dos sinais vitais, administração de medicações para alívio da dor e outros sintomas, oferecer suporte psicológico, escuta ativa, incentivar ajuda da rede de apoio e comunicar a equipe se houver outras queixas. CONCLUSÃO: A aplicabilidade do processo de enfermagem à saúde da mulher acometida por doença trofoblástica gestacional reveste-se de importância ímpar, uma vez que não se restringe apenas à assistência direta à paciente durante o tratamento. Ao contrário, engloba um espectro abrangente de cuidados que visam à integralidade e à qualidade de vida da mulher afetada. O conhecimento especializado e o cuidado empático da equipe de enfermagem são fundamentais.