
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE QUALIDADE DE VIDA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Relatoria:
Halison João Nobre de Souza
Autores:
- José Ednardo Soares Pereira da Silva
- Júlia Marcelino de Paiva
- Bruna Norrara Fernandes Fontes
- Luana Raquel da Silva Paiva Holanda
- Ana Beatriz de Pontes Queiroz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Educação Popular em Saúde é um campo de práticas da Saúde coletiva e consta um grande desafio dos profissionais da saúde para práticas integrais para as necessidades das populações com os seus conhecimentos. A qualidade de vida é um conceito abrangente que envolve diversos aspectos do bem-estar físico, mental e social, sendo a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Realizar Educação Popular em Saúde (EPS) na Atenção Primária à Saúde (APS) sobre Qualidade de Vida (QV) é fundamental para garantir a mudança de hábitos de vida e, consequentemente, prevenir doenças e promover saúde. Objetivo: Relatar as experiências dos discentes de enfermagem em realizar EPS sobre QV com usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do 6º período de enfermagem durante a disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus Avançado de Pau dos Ferros. A experiência ocorreu no dia 17 de junho de 2024 em uma UBS localizada em um município do interior do Rio Grande do Norte. A EPS foi feita de forma interativa, incentivando os usuários a participarem ativamente, na qual foi utilizado um questionário objetivo e lúdico sobre QV, abordando aspectos sobre saúde física, mental, nutrição, qualidade do ambiente e relações sociais. Resultados/discussão: Durante as EPS, percebeu-se que que os usuários possuíam conhecimentos sobre hábitos de vida para QV, mas possuíam muitas dúvidas. A participação e envolvimento dos usuários foi expressiva, com relatos pessoais que enriqueceram a EPS. Os usuários mostraram grande interesse e receptividade às informações e as discussões realizadas. Houve muitos relatos por parte dos usuários em querer mudar seus hábitos e estilo de vida, entretanto eles salientaram que possuem outros elementos que não dependem só deles para ter hábitos saudáveis. Esse momento permitiu para nós, estudantes de enfermagem, muito conhecimento e experiência com EPS dentro da APS, proporcionando a nós a escuta como uma ferramenta valiosa. Considerações Finais: A EPS sobre QV na UBS foi fundamental para sensibilizar os indivíduos sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, ter experiência com EPS e conhecer as necessidades da APS.