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Anais - 26º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO DA ÉTICA PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM MACEIÓ-AL
Relatoria:
Karla Mychelle Cezario de Lima
Autores:
  • Hevylen Mayara Pereira da Silva
  • José Osório da Silva Júnior
  • Vívian Mayara da Silva Barbosa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: Desempenhando o exercício da enfermagem, o profissional enfermeiro, diariamente, é posto diante de situações que postulam um posicionamento ético baseado em conhecimentos técnico-científicos e deontológicos adquiridos durante a graduação e aperfeiçoados no decorrer do exercício da ocupação. OBJETIVO: analisar o ensino da ética profissional em Enfermagem em uma IES privada em Maceió-AL. MÉTODOS: estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, realizada com 102 discentes do curso de graduação de enfermagem que cursavam o segundo, quarto, sexto e oitavo período do curso. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2023, por intermédio da plataforma Google Forms. Os dados foram sistematizados utilizando o programa Microsoft Excel e, posteriormente, efetivou-se a análise descritiva básica através do software JASP (Jeffrey`s Amazing Statistics Program). RESULTADOS: Acerca do conhecimento sobre ética profissional, 64,7% (n = 66) dos pesquisados cursaram alguma disciplina em que se abordou o Código de Ética Profissional de Enfermagem (CEPE), 71,6% (n=73) afirmaram que já tiveram contato com temáticas envolvendo Ética em Enfermagem na graduação e 83,3% (n = 85) já realizaram a leitura do CEPE em algum momento da vida acadêmica. Sobre quais disciplinas foram abordados conteúdos envolvendo ética profissional, 29 (28,43%) participantes informaram ter decorrido na matéria de Ética e Legislação para o Exercício Profissional. Referente ao momento mais adequado para que seja ministrado a disciplina de ética profissional em Enfermagem, 40,2% (n = 41) dos participantes afirmaram que seja conveniente que o aluno tenha contato com o conteúdo em todos os períodos da graduação. CONCLUSÃO: O estudo evidencia que é imprescindível que, desde o início da academia, o estudante seja estimulado a confrontar seus conceitos morais, internalizados pelo contexto social no qual está inserido, com os preceitos jurídicos dos códigos de ética profissional.