
Anais - 26º CBCENF
Resumo
Título:
PESSOA VIVENDO COM VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: ANÁLISE DE CONCEITO À LUZ DO MÉTODO DE RODGERS
Relatoria:
Luzia Cibele de Souza Maximiano
Autores:
- Vanessa Carla do Nascimento Gomes Brito
- Rogeria Moreira de Abrantes
- Fernanda Belmiro de Andrade
- Yenifer Lizeth Gañan Rojas
- Alexsandra Rodrigues Feijão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Eixo 1: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O surgimento do vírus da Imunodeficiência adquirida (HIV), na década de 1980, trouxe de volta o medo do contágio por meio do contato com indivíduos infectados por ele. Trata-se de um vírus que afeta o sistema imunológico humano, tornando-o mais vulnerável a uma grande variedade de infecções. Entende-se que a análise conceitual está diretamente ligada ao desenvolvimento da ciência da enfermagem. Objetivo: analisar o conceito “Pessoa Vivendo com HIV” à luz do modelo evolucionário de Rodgers. Método: Análise de conceito comparativa baseada no modelo evolucionário de Rodgers. A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 por meio de uma scoping review com dados extraídos das seguintes bases de dados: Cochrane Library, Pubmed, Scopus, SciELO, Lilacs e Web Of Science. Foram aplicados os seguintes descritores: Formação de conceito; HIV e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Para a análise dos estudos, avaliou-se o ano de publicação, país de origem, conceito, atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos, por meio de um instrumento de coleta autoral exclusivo. O protocolo de coleta de dados foi devidamente registrado na Open Science Framework (OSF). Resultados e discussão: A amostra final do estudo contou com 20 artigos. Os antecedentes e consequentes encontrados mostram a mudança do cenário prognóstico do HIV/AIDS, que não é mais vista como uma sentença de morte e sim como uma doença crônica, embora os antecedentes se mantenham, em sua maioria, os mesmos. Considerações finais: O conceito se apresenta de modo dinâmico e utilizado por várias vezes de maneira equivocada com muitos termos substitutos. Um dos métodos para construir o conhecimento de enfermagem é a identificação de conceitos relevantes que descrevem a estrutura de uma disciplina.